Lançado o Linux Kernel 4.18 com drivers aprimorados, melhor suporte para laptops ARM e muito mais


Após vários atrasos, Linus Torvalds finalmente anunciou no último domingo (12) o lançamento do Linux Kernel 4.18, que estava em desenvolvimento desde junho e que possui entre os seus principais destaques o suporte para o chip gráfico AMD Radeon RX Vega M encontrado no novo processador Intel "Kabylake G" para fornecer gráficos onboard mais rápidos do que os gráficos UHD/HD da própria Intel.

Além disso, também está disponível o suporte completo para o Raspberry Pi 3B e o 3B+, bem como suporte para o processador Qualcomm Snapdragon 845. Este chip, embora presente em alguns smartphones de última geração, também é encontrado nos novos laptops Windows 10 ARM. Um driver para o Steam Controller de engenharia reversa também foi adicionado ao kernel para permitir que o periférico da Valve funcione como um dispositivo HID (input) normal nas distribuições Linux. Com isso, não será mais necessário instalar o cliente Steam apenas para aproveitar o controle.

O driver "não oficial" para o Steam Controller permite que o gamepad funcione com aplicativos regulares do Linux como um mouse, touchpad ou teclado virtual. Este driver também expõe as informações da bateria e funciona via conexão USB e sem fio. Outra boa notícia boa notícia para os jogadores é que o novo driver não afeta o uso do driver oficial do espaço do usuário presente no cliente Steam.

Melhorias para chip de som também estão presentes nesta atualização. O Linux Kernel 4.18 vem com suporte aprimorado para dispositivos Creative Labs CA0132, suporte para áudio no laptop HP Spectre x360 e suporte para uma lista de chips Realtek e controladores MediaTek.

Entre outros recursos do Linux Kernel 4.18, também podemos citar várias melhorias para o driver de vídeo AMDGPU, implementação do driver de DRM (Direct Rendering Manager) V3D, que beneficiará novos hardwares Raspberry Pi, suporte inicial para hardware NVIDIA Volta GV100 com o driver Nouveau, suporte a criptografia do sistema de arquivos Speck, otimizações de desempenho no CPUfreq, a adição de várias melhorias para USB Type-C e Thunderbolt, relatório de temperatura para APUs AMD Stoney Ridge e Bristol Ridge, melhor suporte para Chromebook 2 em 1, melhorias no Microsoft Hyper-V para KVM e interface de pesquisa do kernel para asynchronous I/O.

Agora falta pouco para o Linux Kernel 5.0

Com o Linux Kernel 4.18 agora disponível, a janela de mesclagem do próximo Linux Kernel 4.19 está aberta para adição de novos recursos e correções, e promete ser uma grande atualização do kernel. A versão 4.19 provavelmente é o último lançamento do kernel anterior ao Linux Kernel 5.0.

Do Linux Kernel 4.17 para a mais nova versão 4.18, 13.067 arquivos foram alterados, com 578.788 inserções e 677.480 exclusões — menos linhas de código, graças a muitos códigos desatualizados que foram retirados deste novo kernel.

O Linux Kernel 4.18 estará disponível muito em breve nas distribuições Linux rolling release, como é o caso do Arch Linux e openSUSE Tumbleweed. O código-fonte do novo kernel pode ser baixo agora mesmo através do site kernel.org.


FONTE: OMG! Ubuntu! | LKML

Comentários