NVIDIA está trabalhando para melhorar o suporte para a tecnologia Optimus no Linux


Atualmente, os usuários Linux que possuem um laptop com a tecnologia Optimus podem recorrer ao driver oficial da NVIDIA, que permite escolher usar os gráficos integrados da Intel ou a GPU NVIDIA. No entanto, a atual solução oferecida pela empresa nem sempre funciona como o esperado, onde deveria passar todo o trabalho pesado para o chip gráfico mais potente, como acontece no Windows.

No Linux, a solução apresentada pela NVIDIA inda não é a ideal para alternar entre as duas GPUs, onde o usuário precisa encerrar a sessão e fazer login novamente para que as alterações entrem em vigor. Felizmente, o atual suporte precário que conhecemos ao Optimus no sistema do pinguim pode estar com os seus dias contados, isso porque a empresa está de fato trabalhando para fornecer um melhor suporte para a tecnologia.

A informação vem de um tópico no fórum oficial da NVIDIA, que está aberto desde 2016. De acordo com um desenvolvedor da empresa, chamado Aaron Plattner, a equipe por traz do desenvolvimento da pilha gráfica do driver para Linux está trabalhando para trazer um melhor suporte para a tecnologia Optimus no Linux, algo que começou desde 2016.

"Sim, [o melhor suporte para a tecnologia] ainda está sendo trabalhado. Kyle lançou as bases com o código vendor-neutral dispatch do lado do servidor que está no X.Org xserver 1.20. Ainda há mais trabalho a ser feito lá e o suporte para ele precisa estar conectado dentro de nosso driver, mas o suporte básico para carregar o GLX da NVIDIA como um fornecedor no servidor está em vigor. Kyle está montando uma proposta para os próximos passos", diz Aaron Plattner.

Além da solução presente no driver oficial da empresa, existem também outras maneiras de alternar entre GPUs no Linux, como é o caso do Bumblebee, mas que não funciona para a API Vulkan. Ter o recurso que é suportado oficialmente pela NVIDIA totalmente funcional será ótimo para os usuários.


FONTE: GamingOnLinux

Comentários