Steam Play: Proton recebe nova atualização beta com melhoria de desempenho e correções


A Valve, a CodeWeavers e a comunidade tem trabalhado em novas atualizações para o Proton, do Steam Play, e agora a versão beta da ferramenta recebeu mais melhorias e correções. Caso você ainda não conheça o Proton, trata-se de um fork do Wine que permite que você jogue seus jogos do Windows no Linux através do cliente Steam, como se fossem outros games nativos do sistema do pinguim.

Para evitar alguma confusão, vale lembrar que o novo Steam Play como um todo ainda está em Beta, embora já esteja disponível na versão estável no Steam para Linux. O Proton que o Steam Play usa tem uma versão "3.7-3" que é a padrão, mas você também pode mudar para a versão Beta do Proton em si, a 3.7-5 liberada hoje (30), nas configurações do Steam.

Os destaques do Proton 3.7-5 Beta inclui melhorias no desempenho de APIs em cenários com CPU limitada, captura automática do mouse em janelas fullscreen por padrão, mais rácios de exibição agora possuem resoluções menores disponíveis, corrigido uma falha em versões antigas do SDL e bem como para o cursor do mouse à deriva em Deus Ex.

Além disso, o diretório onde se encontra o script de depuração pode ser configurado com  PROTON_DEBUG_DIR  e foram implementadas melhorias adicionais para o foco em tela cheia e para a compatibilidade com o Python 3.

É ótimo ver o Proton recebendo mais melhorias e correções. Quando a ferramenta foi anunciada pela Valve, houve um grande entusiasmo em toda a indústria de PC sobre isso, porém, deve demorar um pouco até vermos que tipo de impacto tem, mas isso dará tempo para o Steam Play amadurecer para qualquer cenário que possa surgir no futuro. Você pode conferir as notas de lançamento do Proton 3.7-5 Beta através deste link.


FONTE: GamingOnLinux

Comentários