Ubuntu 16.04.5 LTS chega como o último lançamento da série


A Canonical anuciou hoje, 2 de agosto, o quinto e último lançamento pontual da série do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) com as mais recentes atualizações de segurança e software desde a versão anterior anterior. Toda versão LTS (Long Term Support), ou seja, com suporte de longo prazo, do sistema operacional é suportado pela Canonical com updates importantes durante cinco anos, o que inclui as edições desktop, server e cloud.

O Ubuntu 16.04 LTS foi lançado em 21 de abril de 2016, com o ambiente gráfico Unity 7, e é suportado até abril de 2021. O lançamento do Ubuntu 16.04.5 LTS é o último da série e, como todos os lançamentos anteriores, esta nova versão do sistema operacional oferece uma maneira de instalação atualizada para aqueles que desejam realizar uma nova instalação do Ubuntu 16.04 LTS em seus computadores e servidores.


"Como na série LTS anterior, [o Ubuntu] 16.04.5 inclui pilhas de ativação de hardware para uso em hardware mais novo. Esse suporte é oferecido em todas as arquiteturas, exceto para o powerpc de 32 bits, e é instalado por padrão ao usar uma das imagens para desktop. O Ubuntu Server usa como padrão a instalação do kernel GA, no entanto, você pode selecionar o kernel HWE a partir do bootloader do instalador", diz Łukasz Zemczak, da Canonical.

Não haverá mais lançamentos como este para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), então se você quiser implantar o sistema operacional em um novo computador daqui a um ano, você terá que baixar a imagem ISO do Ubuntu 16.04.5 LTS e em seguida, atualizar a instalação baixando todas as atualizações de segurança lançadas durante o respectivo período.

As novidades do Ubuntu 16.04.5 LTS

Além de incluir todos os últimos patches de segurança e atualizações de pacotes que foram lançados através dos repositórios oficiais do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) desde o lançamento anterior, o Ubuntu 16.04.4 LTS, lançado em março de 2018, o Ubuntu 16.04.5 LTS traz o kernel Linux atualizado do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Os usuários existentes do Ubuntu 16.04 LTS não precisam fazer o download deste novo lançamento para ter suas instalações atualizadas, sendo necessário apenas atualizar o sistema para obter as mesmas atualizações de segurança e de software mais recentes. Se o seu Ubuntu 16.04 LTS está atualizado, então você está oficialmente executando o Ubuntu 16.04.5 LTS no seu computador.

Sem mais delongas, você pode baixar a nova versão do sistema operacional para o seu desktop ou servidor, seja para arquitetura de 32 ou 64 bits, através deste link.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

Comentários