AMD está preparando grandes novidades para o Linux Kernel 4.20


A última sexta-feira (14) foi muito movimentada para a equipe de desenvolvedores open source da AMD que, além de lançar novas versões dos drivers xf86-video-amdgpu e xf86-video-ati, que chegaram a versão 18.1, e o ROCm 1.9, seu último conjunto de mudanças de recursos também foi submetido para implementação no Linux Kernel 4.20 (ou 5.0). Esta certamente será outra versão do kernel interessante para os usuários Linux que possuem placas Radeon.

Entre as mudanças mais notáveis, está o suporte inicial para os gráficos das APUs Picasso, que ainda devem ser lançadas, bem como das APUs Raven 2. Além disso, os desenvolvedores continuam trabalhando no suporte para a GPU Vega 20, que deve sair antes do final do ano, e o driver de kernel AMDGPU agora tem suporte inicial ao xGMI, uma nova interconexão que a Vega 20 e as futuras GPUs suportarão como alternativa ao PCI Express 3.0 e 4.0.

O código do AMDKFD (AMD Kernel Fusion Driver) está se fundindo no AMDGPU para ser um módulo do kernel, o trabalho aparentemente interminável no gerenciamento de energia continua com esse ciclo de desenvolvimento do kernel, que deve trazer aprimoramentos para o ACP e outras mudanças.

Há também uma boa quantidade de melhorias no suporte de exibição, incluindo suporte para ABGR/XBGR, suporte para LVDS e para DisplayPort YCbCr 4:2:0 no código de exibição AMDGPU DC, novos recursos de depuração e suporte para redefinição lightweight de shaders para GFX/Compute.

Por último, mas não menos importante, também está disponível o suporte para VCN JPEG para APUs Raven Ridge e mais recentes, bem como o suporte para o firmware DMCU e para o GFXOFF, o que possibilita desligar a engine gráfica quando não for necessária, e melhorias no desempenho da memória virtual do GPUVM, entre outras mudanças.

No geral, os desenvolvedores da AMD tem trabalhando muito para implementar diversas melhorias no Linux Kernel 4.20, como é o caso do suporte para a GPU Vega 20 e recursos relacionados, como xGMI, obtendo suporte inicial a gráficos Raven2 e Picasso, ainda aprimorando o gerenciamento de energia e o AMDGPU DC, além de outras funcionalidades.

Também é possível que mais novidades ainda sejam anunciadas pela AMD para o Linux Kernel 4.20 (que pode chegar com versão 5.0), antes que a janela de mesclagem do DRM-Next seja fechada em algumas semanas.


FONTE: Phoronix

Comentários