Confira alguns dos melhores novos recursos do GNOME 3.30


O GNOME 3.30 chega seis meses após o lançamento do GNOME 3.28 com novos recursos importantes e melhorias menores. Esta também é a versão do ambiente gráfico que estará disponível no Ubuntu 18.10 em outubro, que por sua vez deve apresentar novos recursos, novos aplicativos e novas melhorias, todos projetados para ajudar a melhorar a maneira como usamos o desktop.

Um conjunto de "melhorias significativas de desempenho" foi adicionado no GNOME 3.30, incluindo patches projetados para lidar com o infame vazamento de memória do GNOME Shell descoberto no início do ano. Os desenvolvedores da Canonical e da Red Hat, bem como a comunidade em geral, abordaram as várias questões que causaram redução de desempenho, bem como outras ineficiências descobertas ao longo do caminho.

É parece arriscado dizer que o GNOME 3.30 usa menos recursos do sistema do que antes. Isso significa que você pode executar mais aplicativos simultaneamente sem encontrar qualquer impacto notável no desempenho. Além disso, a troca de janelas e espaços de trabalho é mais rápida, enquanto as animações de experiência do usuário agora são mais suaves.


Como parte do desempenho geral, o GNOME JavaScript (GJS) foi atualizado para o SpiderMonkey 60, que é a versão mais recente disponível do mecanismo JavaScript. O GJS também oferece melhorias significativas de desempenho.

Se você está de olho no próximo Ubuntu 18.10, ficará feliz em saber que o sistema operacional virá com mais ajustes de desempenho para o GNOME Shell. Os patches da Canonical não foram implementados antes do lançamento do GNOME 3.30, mas estarão prontos a tempo para o Ubuntu 18.10.

Nautilus tem um novo visual

Os desenvolvedores do Nautilus refinaram e simplificaram os principais recursos, como o comportamento de busca, e melhoraram a maneira como os ícones fluem ao redimensionar a janela. Além disso, a barra de caminho também apresenta um novo visual e agora você pode acessar um menu de ação em segundo plano clicando com o botão direito do mouse nos itens da barra, como mostra a imagem abaixo:


Infelizmente, o Ubuntu 18.10 não será lançado com o Nautilus 3.30 a bordo, mas o gerenciador de arquivos deve estar disponível para instalação como um aplicativo Flatpak.

Conheça o novo aplicativo Podcasts

O GNOME 3.30 vem com um novo aplicativo de desktop chamado Podcasts, que permite adicionar e gerenciar assinaturas de podcast diretamente de sua área de trabalho, bem como reproduzir ou baixar episódios. Pode até importar podcasts armazenados em outros dispositivos.


É simples de usar também. A visão geral chamada "Shows" permite que você navegue pela série na qual você está inscrito pela arte da capa, enquanto a seção "New" destaca os últimos lançamentos de episódios dos seus shows favoritos.

Clicar duas vezes em um bloco de show dá acesso a uma visão geral bem organizada dos episódios disponíveis do programa, junto com botões rápidos para transmitir, fazer o download ou marcá-los como "ouvidos".

Atualizações automáticas para apps Flatpak

Se você é um grande fã de aplicativos Flatpak, provavelmente ficará feliz em saber que o GNOME Software agora tem opções para habilitar e desabilitar atualizações automáticas para apps no formato universal Flatpak. Além disso, as atualizações automáticas são desativas com conexões móvel, algo que o Ubuntu Software ainda não faz com os Snaps.


Melhor ainda, e também em contraste com a atualizações silenciosas dos aplicativos Snap, você pode optar por ser notificado quando um aplicativo Flatpak tiver sido atualizado automaticamente. A atualização automática de Flatpaks é ativada por padrão, o que significa significa que você não precisa aprovar manualmente toda e qualquer atualização para Flatpaks, pois tudo é feito para você.

Novas configurações gerais e avançadas

O GNOME 3.30 traz um painel dedicado para conexões Thunderbolt nas configurações do sistema. Isso tornará fácil gerenciar dispositivos Thunderbolt conectados e lidar com qualquer autenticação. Além disso, todos os painéis relacionados ao hardware agora são dinâmicos. Isso basicamente significa que eles se escondem (não aparecem) quando o hardware relevante não está presente. Por exemplo, se você não tiver um chip Wi-Fi ou no seu sistema, você não verá mais o painel Wi-Fi.

Um novo conjunto de configurações avançadas também está disponível para uso na versão mais recente do utilitário GNOME Tweaks.

Outras alterações diversas

A nova versão do ambiente gráfico GNOME também traz melhorias para o aplicativo Games, que agora possui tempo de carregamento da coleção de jogos mais rápido, mostra os jogos do Virtual Boy no modo de exibição de coleção e a interface do usuário agora se adapta a telas menores. Por outro lado, o navegador Web agora conta com um modo leitura.

O GNOME 3.30 está agendado para lançamento nesta quarta-feira, 5 de setembro. A nova versão do ambiente gráfico pode ser obtida através de seu código fonte ou por meio de uma distribuições rolling release, como é o caso do Arch Linux e Manjaro.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários