Devs da Canonical preparam o lançamento do Mir 1.0 com suporte para Wayland


Inicialmente, o Mir 1.0 estava programado para lançamento no ano passado, mas, no último minuto, foi revertido para Mir 0.28. Mas agora existe um patch pendente, criado pelo desenvolvedor Alan Griffiths, da Canonical, que está mais uma vez tentando lançar a versão 1.0, que deve trazer como um dos seus principais recursos o suporte para o Wayland dentro do próprio Mir.

O Mir 1.0 foi cancelado anteriormente depois que a Canonical abandonou o seu esforço de convergência mobile-desktop, além de reduzir também desenvolvedores e recursos para o projeto. Desde então, o Mir continuou a amadurecer, mas com foco em oferecer compatibilidade ao protocolo Wayland e uma plataforma que ainda atenda aos casos de uso para aplicativos Snaps e para o Ubuntu na Internet das Coisas (IoT).

Entre os recursos que estão sendo preparados no Mir desde o último lançado há alguns meses atrás, podemos citar o suporte estável para o XDG Shell , uma configuração de mecanismo para manipular extensões Wayland, scanner melhorado para o protocolo Wayland, suporte a arquivos de configuração de exibição na biblioteca MirAL, várias atualizações de demonstração, suporte experimental para o X11 no XWayland e a adição de muitas correção em torno do código Mir e de seu suporte Wayland.

Com o suporte ao Wayland, não é nem uma surpresa saber que agora estão cogitando lançar o Mir 1.0      mais de cinco anos depois que o Mir deu seus primeiros passos como substituto ao X.Org para o sistema operacional Ubuntu, como foi inicialmente planejado pela Canonical.


FONTE: Phoronix

Comentários