Driver AMDGPU permitirá controlar velocidade da fan em placas Radeon via sysfs


Um conjunto de cinco patches foi publicado neste domingo (30) por Rex Zhu, desenvolvedor na AMD, para o driver de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU para permitir que as configurações de controle de fans de placas de vídeo Radeon sejam exibidas e alteradas manualmente pelos usuários através da interface sysfs na plataforma Linux.

Além de permitir que a velocidade da fan seja visualizada e configurada, os novos patches também trazem a capacidade de ler a velocidade mínima e máxima de RPM e de ativar ou desativar o sensor da fan por meio do sysfs, facilitando a leitura ou ajuste desses valores a partir de comandos no terminal ou scripts. Isso também pode ser útil para uma possível ferramenta gráfica lançada pela AMD no futuro.

Surpreendentemente, demorou um pouco para esse recurso chegar, mas pelo menos está aqui agora e é útil principalmente para os usuários usando a funcionalidade AMD OverDrive baseada em linha de comando no Linux durante o overclocking ou simplesmente para fazer com que a placa de vídeo trabalhe de forma mais silenciosa.

Os cinco patches foram enviados hoje para a implementação no AMDGPU. A má notícia agora é que o recurso chegou tarde demais para ser adicionado no próximo Linux Kernel 4.20 (ou 5.0), mas deve fazer sua estréia no kernel Linux no início de 2019.


FONTE: Phoronix

Comentários