Driver RadeonSI Gallium3D da AMD é otimizado para CPUs Ryzen


É indiscutivelmente um pouco atrasado, mas agora estão disponíveis novos patches que pretendem otimizar o driver open source RadeonSI Gallium3D para os processadores AMD Ryzen. O que esse conjunto de correções faz com o código do driver, presente na pilha gráfica Mesa lidando com o OpenGL, é otimizá-lo para a arquitetura AMD Zen com seus vários CCX (CPU Complex).

O novo código basicamente permite fixar os processos de um aplicativo e do driver no mesmo CCX, onde eles podem compartilhar o mesmo cache L3. Com isso, ao garantir que todos os threads do driver e de um determinado aplicativo ou jogo estejam fixados no mesmo cache L3 e CCX, pode haver um benefício de desempenho significativo.

Nos micro-benchmarks do OpenGL, houve um aumento no desempenho de 32% para uma operação de elementos de desenho ou 25% para DrawArrays ao usar uma CPU AMD Ryzen com a arquitetura Zen de primeira geração.

Para jogos e os vários benchmarks do mundo real, espera-se que o benefício de desempenho seja muito menor do que com os micro-benchmarks, mas ainda assim deve ser perceptível. Por enquanto, os patches ainda estão sob revisão, mas espera-se que sejam implementados no Mesa 18.3-dev em pouco tempo.


FONTE: Phoronix

Comentários