Drivers AMDGPU e Nouveau terão suporte para CEC com adaptadores DisplayPort e USB-C para HDMI


Mesmo com o Linux Kernel 4.19 estando atualmente com o seu desenvolvimento a todo vapor, com a sua segunda versão RC (Release Candidate) tendo sido lançada no último final de semana, parece que os trabalhos para o próximo Linux Kernel 4.20 (possivelmente chegando com versão 5.0) já foram iniciados. Entre as mudanças já aguardadas, está o suporte para o Consumer Electronic Control (CEC) para adaptadores DisplayPort e USB-C para HDMI com os drivers open source AMDGPU e Nouveau.

O suporte para o CEC (sigla em inglês para "Controle de Eletrônicos de Consumo") com os drivers open source chega após o Linux Kernel 4.19 adicionar primeiro a infraestrutura para suportar adequadamente o recurso que, por exemplo, permite que televisores e os aparelhos conectados às suas portas HDMI possam "conversar" entre si. Ou seja, o CEC sincroniza funções como volume, aprimoramentos de imagem e outros ajustes.

Com a chegada do Linux Kernel 4.20 (ou 5.0), os drivers de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU e Nouveau poderão manipular comandos através do CEC ao usar adaptadores DisplayPort/USB-C para HDMI graças aos novos patches "CEC-Tunneling-over-AUX". Mais detalhes sobre o estado do atual suporte ao CEC no Linux, incluindo os adaptadores suportados, podem ser encontrados clicando aqui.

Outras mudanças de DRM

Há também outras mudanças sendo implementadas no próximo Linux Kernel 4.20, como um novo código comum para o espaço do usuário para converter facilmente MEMFD em DMA-BUFs e suporte para display com o Allwinner A64 dentro do driver de DRM Sun4i. O SoC A64 com seus quatro núcleos Cortex-A53 e GPU Mali-400 MP2 pode ser encontrado na single-board computer (SBC) PINE64 baseada em um processador ARM, assim como em várias outras placas, como a NanoPi A64.


FONTE: Phoronix

Comentários