Firmware da NVIDIA é ativado para ajudar o driver Nouveau em laptops com GPU Pascal


Foi ativado nesta quinta-feira (6) na árvore de desenvolvimento do linux-firmware.git um novo firmware assinado pela NVIDIA para as GPUs com arquitetura Pascal. Embora não seja uma solução para que os usuários possam obter um melhor gerenciamento de energia ou para permitir que o driver open source Nouveau tenha suporte adequado para re-clocking, bem como para outras funcionalidades importantes, porém, ausentes, o firmware serve para ajudar os laptops mais novos com gráficos discretos Pascal rodando uma distribuição Linux com o Nouveau.

O novo firmware foi habilitado para os processadores gráficos GP102, GP104, GP106 e GP107, alternando os bits de firmware do scrubber/ACR para carregar o que antes estava reservado apenas para o processador gráfico GP108. Acontece que o mais recente firmware scrubber/ACR para o chip GP108 funciona melhor que o antigo firmware Pascal em um maior número de laptops mais novos. Esses dispositivos não funcionavam com as imagens de firmware mais antigas em conjunto com o driver Nouveau, o que causava diversos problemas.

Portanto, a mudança estrará em vigor se você estiver tentando usar o Nouveau com a versão mais recente do linux-firmware em seu laptop moderno com gráficos NVIDIA Pascal.

Nem tudo está resolvido

No entanto, devido a esta situação de dependência de firmware assinado, as complicações introduzidas e a falta de re-clocking automático      mesmo em laptops onde para alguns é possível obter o re-clocking da GPU forçadamente com código fora do linux-firmware, graças ao gerenciamento de fan sendo controlado pelo sistema e não pelos blobs de firmware da NVIDIA     , o driver proprietário da NVIDIA continua sendo a única opção realmente viável para a maioria dos usuários Linux.

Se você quiser usar uma placa de vídeo da NVIDIA com o driver open source Nouveau no seu PC, o melhor suporte permanece com a antiga série GeForce GTX 600/700 "Kepler" (ou GTX 750 "Maxwell1" no low-end).


FONTE: Phoronix

Comentários