O kernel Linux está recebendo suporte para a placa de som Creative Sound Blaster ZxR


Depois de obter suporte para as placas de som Creative Sound BlasterX AE-5 e Creative Sound Blaster Recon3D, chegou a hora do kernel Linux passar a suportar a Creative Sound Blaster ZxR. Esse trabalho de suporte está sendo realizado pelo desenvolvedor Connor McAdams, que no último sábado (29) publicou seu conjunto de 11 patches no mainline do Linux kernel.

Com esses novos patches, a Sound Blaster ZxR deve finalmente funcionar no Linux e também marcar como a última placa de som da Creative que não funcionava com o driver CA0132, presente no kernel Linux. Os patches devem adicionar ao driver cerca de 400 novas linhas de código.

A Sound Blaster ZxR é uma placa de som topo de linha e entre suas características está uma classificação 124 dB SNR, uma placa “filha” DBPro e um módulo de controle de áudio para mais conectividade, um processador de áudio Sound Core3D, suporte a 5.1 canais e uma interface PCI Express x1.


Embora já esteja disponível no mercado há vários anos, apenas agora com esses novos patches que a placa será oficialmente suportada no Linux, potencialmente com a chegada do Linux Linux 4.20 (ou 5.0), caso contrário, com o próximo ciclo de lançamento do kernel no início de 2019.


FONTE: Phoronix

Comentários