Lançado o KDE Plasma 5.14 Beta com novos recursos e melhorias


Agora que o KDE Plasma 5.13 chegou ao fim da vida (EOL), o projeto KDE anunciou hoje, 13 de setembro, a versão beta do KDE Plasma 5.14, um importante lançamento que adiciona várias melhorias em diversos componentes principais e que promete uma infinidade de novos recursos, incluindo o suporte para atualização de firmware através do Plasma Discover, suporte para acessar canais de aplicativos Snap e a capacidade de ver as dependências de pacotes de um aplicativo.

Além disso, a nova versão beta do ambiente gráfico também permite que os usuários exibam e classifiquem aplicativos por data de lançamento, notifica os usuários quando uma nova atualização de software substitui pacotes existentes por outros e oferece aos usuários a instalação do backend Flatpak ao tentar instalar um aplicativo Flatpak. Outra boa notícia é que o Plasma Discover recebeu numerosas melhorias na sua interface, bem como aprimoramentos de confiabilidade e estabilidade.


"O Plasma é o desktop Linux leve e completo do KDE. Nos últimos três meses, adicionamos recursos e corrigimos bugs e agora o convidamos a testar o pré-lançamento beta do Plasma 5.14. Muito trabalho foi feito para melhorar o Discover, o gerenciador de software do Plasma, e, entre outras coisas, adicionamos um recurso de Atualização de Firmware e muitas melhorias sutis na interface do usuário para dar uma sensação mais suave", diz os desenvolvedores no anúncio oficial.

"Nós também reescrevemos muitos efeitos em nosso gerenciador de janelas KWin e o aprimoramos para animações mais fluidas em seu dia de trabalho. Outras melhorias que fizemos incluem um novo widget de configuração de exibição que é útil ao fazer apresentações."

Suporte aprimorado para o Wayland e outros novos recursos

O KDE Plasma 5.14 Beta também vem com suporte aprimorado para o Wayland, já que esta versão corrige operações de copiar e colar entre aplicativos que fazem uso ou não do GTK+, alternadores de tarefa não centralizados e restrições de ponteiro. Há também duas novas interfaces, XdgOutput e XdgShell, para suportar mais aplicativos no Wayland e várias melhorias para os efeitos do gerenciador de janela e compositor KWin.

Entre outros recursos que chegam ao ambiente gráfico, podemos mencionar o suporte para SSH VPN no widget de rede, melhor compatibilidade com o LibreOffice no gerenciador de tarefas, comutação mais suave de vários monitores, a capacidade de exportar arquivos criptografados existentes do Plasma Vault e a manipulação de comutação de usuário na tela de bloqueio para melhor segurança e usabilidade.


A nova versão beta do KDE também vem com um novíssimo widget para a configuração de display, que os usuários podem usar para gerenciar suas telas para apresentações, bem como um widget de volume de áudio renovado que agora possui um recurso de teste de alto-falante embutido. O KDE Plasma 5.14 Beta já está disponível para testes no site oficial como uma imagem ISO ou por meio do código-fonte.

O lançamento oficial deve acontecer no próximo mês, mais precisamente em 9 de outubro de 2018.


FONTE: Softpedia | KDE

Comentários