Lançado o PlayOnLinux 5.0 Alpha 1 com interface redesenhada


Usado por muitos antes da atual "Era Lutris", o popular PlayOnLinux ficou um bom tempo sem receber grandes lançamentos, ganhando apenas pequenas atualizações de correções na sua série 4.2.x. No entanto, diferente do que você poderia imaginar, os desenvolvedores estavam trabalhando nos bastidores em uma nova série principal para o aplicativo — um front-end gráfico do Wine destinado a tornar mais fácil rodar jogos do Windows no Linux.

"Estou ciente de que já faz um tempo desde a última vez que lhe demos notícias. Tenha certeza, o projeto está seguindo em frente e aqui estamos para lhe dar algumas novidades", diz o anúncio oficial. "Hoje, tenho muito orgulho em anunciar que conseguimos liberar a versão Alpha do PlayOnLinux e do PlayOnMac 5 (também conhecido como Phoencis)."

No último final de semana, foi anunciado o PlayOnLinux 5.0 Alpha 1, junto com uma versão semelhante do PlayOnMac, ambos escritos em Java. Entre os destaques, está a interface de usuário completamente redesenhada e sua nova plataforma "Phoenicis", que é descentralizada, baseada em Git e melhora o mecanismo de script (que agora faz uso do JavaScript). A versão alpha atual do PlayOnLinux 5.0 possui 135 jogos diferentes. Todos os games e aplicativos atualmente suportados podem ser conferidos clicando aqui.


"O mecanismo de script é um ingrediente importante que tornou o PlayOnLinux tão bem-sucedido no passado. É por isso que queremos melhorá-los. Precisamos que eles sejam mais acessíveis a todos. Por esse motivo, eles foram completamente redesenhados. Decidimos nos livrar do bash em favor do Javascript", explicam os desenvolvedores.

Ainda, segundo os desenvolvedores, o próximo passo será adicionar ao PlayOnLinux o suporte para tecnologias de virtualização e container. Mais detalhes você encontra no anúncio oficial. O download pode ser feito através deste link.


FONTE: Phoronix

Comentários