Mesa 18.2 chega com suporte para Vega 20, OpenGL 4.4 Compat Profile e muito mais


Após alguns adiamentos que atrasaram a data de lançamento de agosto para hoje, 7 de setembro, o Mesa 18.2 foi finalmente lançando como a mais nova atualização de 2018 para a pilha gráfica Mesa, que normalmente é mais associada aos drivers de código aberto para as APIs Vulkan e OpenGL na plataforma Linux para placas de vídeo da AMD e para os gráficos integrados da Intel.

O Mesa 18.2 está repleto de novos recursos e aprimoramentos, especialmente para melhorar o suporte dos drivers AMD RadeonSI (OpenGL) e RADV (Vulkan). Para o RadeonSI, podemos citar o suporte para a compressão de textura ASTC, para o perfil de compatibilidade OpenGL 4.4, algo que deve ajudar os jogos executados com o Wine ou Steam Play, bem como suporte para o OpenGL ES 3.2 e para o anti-aliasing Radeon EQAA. Por outro lado, o RADV traz várias novas extensões Vulkan, as compilações de shaders usando o LLVM agora são mais rápidas e foram implementadas pequenas melhorias de desempenho.

Essa nova versão do Mesa também traz suporte ao OpenGL 4.3 para o driver VirGL para OpenGL acelerado em guests KVM habilitados para o VirtIO, extensões de exibição Vulkan para melhorar o suporte ao SteamVR no Linux, o driver Broadcom V3D agora está habilitado por padrão, o cache de shader suporta caching shaders de computação do RadeonSI, várias otimizações NIR e adição de algumas extensões OpenGL para o driver Nouveau NVC0.

Além disso, para o driver Intel, estão mais otimizações NIR, mais trabalhos para o suporte ao OpenGL 4.6 com SPIR-V, várias novas extensões Vulkan para o driver Intel ANV e outras otimizações, bem como suporte para novos hardware.

O Mesa 18.2 é fruto da colaboração de várias empresas, como a Intel, AMD, Valve, Broadcom e Red Hat, além de muitos outros colaboradores      incluindo muitas contribuições independentes. Mais detalhes técnicos podem ser encontrados no site oficial do projeto, clicando aqui. O lançamento do Mesa 18.3 provavelmente ocorrerá no final de novembro ou no início de dezembro. O desenvolvimento do continua em pleno andamento com muito trabalho interessante já sendo implementado.


FONTE: Phoronix

Comentários