Microsoft anuncia a versão melhorada do Ubuntu 18.04 LTS para o Hyper-V


Agora ficou mais fácil rodar o Ubuntu no Windows 10 como uma máquina virtual — e tudo graças à Microsoft. Isso porque os usuários do Windows 10 Pro agora podem criar uma máquina virtual aprimorada do sistema operacional da Canonical diretamente da ferramenta Hyper-V Quick Create com menos etapas de pós-instalação necessárias para torná-lo utilizável, algo que antes era um tanto problemático de se fazer.

A imagem Hyper-V inicializável do Ubuntu 18.04 LTS vem com o XRDP pré-configurado para suportar o "Enhanced Session Mode", que agora está pronto para uso. O recurso é como o Guest Tools do VirtualBox em que, uma vez ativado, você obtém melhor integração entre host e guest, incluindo: suporte de área de transferência, redimensionamento dinâmico da área de trabalho, pastas compartilhadas e redirecionamento de unidades, bem como melhor compartilhamento do mouse.

"Nossos amigos da Microsoft trabalharam com o XRDP no upstream para adicionar suporte ao seu Enhanced Session Mode, que fornece uma forte integração entre um host do Windows e a máquina virtual do Ubuntu em execução no Hyper-V. O próximo passo óbvio foi criar uma imagem Hyper-V inicializável do Ubuntu Desktop 18.04 LTS, que inclui o XRDP pré-configurado para aproveitar o Enhanced Session Mode", explica Will Cooke, diretor do Ubuntu Desktop na Canonical.

Consciente de que muitos desenvolvedores e administradores de TI no Windows confiam em máquinas virtuais para rodar o Linux no seu sistema operacional, a Microsoft decidiu usar o XRDP, uma implementação do protocolo RDP da empresa para Linux para resolver alguns os problemas e facilitar a vida.

"Com apenas 3 cliques do mouse, os usuários poderão obter uma VM do Ubuntu em execução que oferece funcionalidade de área de transferência, redirecionamento de unidade e muito mais", diz a Microsoft.

E o resultado é este: a imagem Hyper-V do Ubuntu 18.04 LTS, que é indiscutivelmente mais flexível do que o WSL, pois suporta uma sessão GUI completa, possui melhor integração com o sistema e, claro, realmente usa o kernel Linux.

Instale o Ubuntu 18.04 LTS para Hyper-V

Para instalar o Ubuntu no Windows 10 usando o Hyper-V, tudo o que você precisa fazer é iniciar o aplicativo Hyper-V Quick Create no menu Iniciar. Aqui você verá a novíssima imagem da VM do Ubuntu 18.04 presente na galeria de sistemas operacionais disponíveis.

Selecione Ubuntu e clique no botão "criar máquina virtual". Siga as etapas na tela para configurar o Ubuntu, adicionar uma conta de usuário e definir uma resolução de tela.


Uma vez concluído, você verá um prompt de login do XRDP. Antes de fazer o login com a conta de usuário e senha que você escolheu durante a configuração, você DEVE se certificar de que o Xorg está selecionado, já que o Wayland não é suportado.


FONTE: OMG! Ubuntu!Ubuntu Blog

Comentários