Nova extensão para a Vulkan corrigirá problemas de renderização com The Witcher 3 e outros jogos


Desenvolvedores de diferentes empresas interessadas na Vulkan, incluindo a NVIDIA, estão trabalhando em uma nova extensão para dar suporte para o Transform Feedback, algo que deve ajudar a corrigir problemas de renderização em jogos, como The Witcher 3, sendo executados com, por exemplo, o DXVK e VKD3D, onde ambos fazem o mapeamento do Direct3D para a Vulkan.

A iniciativa tem o intuito de ajudar com a funcionalidade do tipo Stream-Output/Transform Feedback, especialmente para as camadas "Direct3D-to-Vulkan" no Linux e macOS, bem como na camada ANGLE, da Google. Embora vários grupos de desenvolvedores estejam trabalhando nessa funcionalidade para a Vulkan, a nova extensão não deve ser oficial, estando disponível apenas como opcional para ser implementada em casos onde obter suporte pata Transform Feedback é realmente necessário.

"Alguns membros do grupo de trabalho Vulkan estão desenvolvendo uma extensão EXT de vários fornecedores para transform feedback com o objetivo principal de satisfazer as necessidades das camadas de tradução DXVK, vkd3d e ANGLE", explica Piers Daniell, da NVIDIA, em uma discussão no GitHub.

"O grupo de trabalho Vulkan não planeja promover essa funcionalidade como uma extensão KHR ou como uma funcionalidade central, porque acredita-se que existem maneiras melhores e mais voltadas para o futuro de processar e capturar dados de vértices com a GPU. A extensão EXT de vários fornecedores deve estar disponível em breve e provavelmente será implementada nas plataformas em que a tradução DXVK, vkd3d e ANGLE é necessária", concluiu.

Esta é mais uma ótima notícia para os jogadores Linux, já que o DXVK e VKD3D serão capazes de implementar melhor a funcionalidade do Direct3D na Vulkan, corrigindo alguns problemas gráficos que atualmente são encontrados em diversos jogos. Isso também significa que o Wine e o Steam Play, da Valve, podem suportar mais games no Linux.


FONTE: Phoronix

Comentários