Próxima versão do kernel Linux terá suporte para o controle PS3OFMINIPAD


Caso você ainda não conheça, o PS3OFMINIPAD é um controle com fio de baixo custo fabricado pela BigBen Interactive, com sede no Reino Unido, e comercializado para uso com o PlayStation 3, além de ser considerado uma gamepad "amigável para crianças". Com o próximo lançamento do kernel Linux, ou seja, versão 4.20 ou 5.0, o joystick será oficialmente suportado no sistema do pinguim.

A boa notícia é possível graças a chegada de um novo driver, que adiciona ao kernel Linux mais de 400 linhas de código, para suportar o controle. Enquanto outros joystick do PS3 já funcionam bem no Linux, o novo driver HID teve que ser criado para corrigir o mapeamento de input de gamepads da BigBen Interactive quando conectados nas distribuições Linux. Além disso, esse driver permite o suporte para efeitos de force feedback e para os LEDs.

"Este é um driver para corrigir o mapeamento de input e adicionar suporte a LED e force feedback para o gamepad "BigBen Interactive Kid-friendly Wired Controller PS3OFMINIPAD SONY" com USB id 146b:0902. Ele foi originalmente vendido como um acessório para o PS3 e é um bom gamepad para o Retropie", diz os desenvolvedores.

Custando cerca de US$ 27, o PS3OFMINIPAD é um controle um pouco menor do que outros joysticks do PlayStation 3, por isso é comercializado como um gamepad amigável para crianças. Como bem lembra os desenvolvedores do driver open source, o periférico também pode ser mais indicado para jogos clássicos rodando no Raspberry Pi com o RetroPie.


FONTE: Phoronix

Comentários