Valve revela algumas estatísticas interessantes sobre o uso de controles na Steam


A Valve revelou recentemente algumas estatísticas sobre o uso de controles no PC e alguns de seus dados são um pouco surpreendentes. Enquanto a maior parte do tempo a fiel combinação de mouse e teclado continua reinando entre os jogadores, os controles (gamepads, joystick — o que for) ainda são amplamente usados ​​e podem proporcionar uma melhor experiência em certos gêneros de games.

"Após três anos de experimento, a configuração de controles pelo Steam já mostra resultados interessantes. Ao suportarmos diversos tipos de controles, pudemos verificar quais controles estão sendo usados na plataforma e ao possibilitar a personalização, conseguimos entender as preferências dos jogadores ao interagirem com diferentes gêneros", explica a Valve em seu relatório.

Segundo os dados da Valve, desde 2015, mais de 30 milhões de pessoas cadastraram um controle, com mais de 15 milhões de usuários registrando mais de um periférico. A empresa também destaca que, entre as contas com múltiplos controles e controles que foram registrados em múltiplas contas, um total de 60 milhões de pares conta-dispositivos estão conectados ao Steam. Logo abaixo você confere um gráfico  que apresenta todos os dados de acordo com o tipo de controle:


Como podemos ver no gráfico acima, o controle do Xbox 360 é o mais popular e já foi cadastrado por 27,2 milhões de jogadores, o equivalente a 45% do número total de usuários que usam controles. Contudo, os 8% restantes também são significantes, totalizando 5 milhões de controles. Este grupo inclui o Steam Controller, que é utilizado por cerca de 1,5 milhão de jogadores, e controles da Nintendo. Os controles do PS4 e Xbox One aparecem praticamente empatados, com 20% e 19%, respectivamente.

Por outro lado, na questão de uso recorrente, a Valve destaca que, embora o console PlayStation 4 seja extremamente popular, possuindo um controle muito bom, tendo um número bastante expressivo de usuários, sendo um total de 12 milhões de jogadores com o DualShock 4 na Steam, o controle do Xbox One é, aproximadamente, duas vezes mais usado que o joystick do PS4.


O controle Switch Pro, da Nintendo, é provavelmente a maior surpresa, atingindo quase meio milhão de jogadores na Steam, isso depois de apenas um ano e meio da sua estreia no mercado. Isso também pode ser reflexo de uma atualização do Steam, lançada em maio de 2018, que incluiu um conjunto completo de recursos no dispositivo, adicionou imagens correspondentes à interface e aprimorou a experiência como um todo. O resultado foi um rápido aumento no número no uso do periférico, como mostra o gráfico abaixo, o qual passou a ser o sétimo tipo de controle mais popular na Steam.


Com todos esses e outros resultados, que mostram que os controles também fazem parte da experiência Steam, a Valve promete que "futuras atualizações do cliente Steam irão estender a compatibilidade para novos controles, não sendo necessário envolver o desenvolvedor".

Mais detalhes sobre o assunto serão revelados pela empresa em publicações futuras. Mas, até lá, você pode conferir mais informações sobre o uso de controles na Steam através deste link.


FONTE: GamingOnLinux | Steam

Comentários