Valve tem trabalhado em um HUD para o driver Vulkan ''RADV''


Se você é daqueles que gostam de conferir informações de desempenho dos jogos como, por exemplo, a quantidade de quadros por segundo (ou frames per second, FPS, em inglês), bem como a temperatura e o uso da CPU, saiba que Samuel Pitoiset, desenvolvedor da Valve, está trabalhando em um heads-up display (HUD) para o driver Vulkan (para GPUs AMD) "RADV", o que permitirá que você confira essas e outras informações úteis ao rodar games que fazem uso da API gráfica no Linux.

O recurso, que está sendo chamado de "RADV HUD", deve se assemelhar ao Gallium3D HUD, usado nos drivers open source que lidam com o OpenGL. A  novidade ainda não foi implementada no Mesa 18.3-devel e nem publicado na lista do Mesa-dev para revisão, mas já pode ser encontrada no repositório pessoal do desenvolvedor.

Neste código experimental, o recurso é ativado por meio da variável de ambiente RADV_HUD=1. Neste ponto, é implementada principalmente a infra-estrutura do heads-up display que está sendo colocada em prática, enquanto que os commits anteriores estão reportando relatórios de FPS (quadros por segundo).

Será interessante ver se este RADV HUD acabará realmente tendo uma funcionalidade semelhante ao Gallium HUD ou se será mais básico, servindo apenas para obter informação de FPS, o que não é muito provável, já que o cliente Steam, por exemplo, consegue fazer isso com títulos que fazem uso da Vulkan.


FONTE: Phoronix

Comentários