Como atualizar do Ubuntu 18.04 LTS para o Ubuntu 18.10


Contanto com diversas novidades, o Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) é a versão mais recente do Ubuntu e, embora a atual versão LTS (com suporte de longo prazo) do sistema operacional seja suportada por 5 anos, recebendo continuamente atualizações de correções críticas, este novo lançamento traz o benefício de se ter softwares mais atualizados e um novo kernel Linux, o que é muito tentador, especialmente para aqueles que querem compatibilidade com hardware mais novo.

Se você não quer resistir à tentação, é possível atualizar para novas versões do Ubuntu de duas maneiras: usando a ferramenta incorporada Software Updater ou o Terminal. Seja qual for o método escolhido, você obtém exatamente o mesmo Ubuntu 18.10 como todos os outros usuários.

Esteja ciente de que você não pode atualizar para o Ubuntu 18.10 de uma instalação do Ubuntu 17.10 (ou anterior). Se você está executando uma versão mais antiga, você precisa atualizar primeiro para o Ubuntu 18.04 LTS e só depois repetir o processo para obter o Ubuntu 18.10.

Como atualizar do Ubuntu 18.04 LTS para o Ubuntu 18.10

As versões de suporte de longo prazo (LTS), por design, só notificá você sobre novas versões LTS. O próximo, o Ubuntu 20.04 LTS, está previsto para chegar no mês de abril de 2020. Como o Ubuntu 18.10 não é uma versão LTS, primeiro é necessário informar ao sistema operacional que você está feliz em migrar para versões regulares e assumir os riscos, fazendo o seguinte:
  1. Abra o aplicativo "Programas e atualizações"
  2. Clique na aba "Atualizações"
  3. Encontre a seção intitulada "Notifique-me sobre uma nova versão do Ubuntu"
  4. Agora, altere de "Para versão de suporte longo" para "Para qualquer nova versão"
  5. Clique em "Fechar"
Isso é praticamente tudo que você precisa fazer. Algum tempo depois, você será notificado sobre uma nova versão e será oferecida uma opção para atualizar. Mas, apenas para o caso de você ter medo de selecionar a opção errada, vamos percorrer cada passo de configuração com imagens. Dessa forma, você sabe que está clicando nas caixas certas e selecionando as opções corretas.

Primeiro, abra o lançador de aplicativos (menu de apps) e procure pot "Programas e atualizações". Clique no ícone para abrir a ferramenta. Você verá uma tela parecida com esta:


Agora, clique na aba "Atualizações". Nesta sessão, você verá várias opções listadas, mas a que queremos está na parte inferior da janela rotulada: "Notifique-me sobre uma nova versão do Ubuntu".


Por padrão, isso será definido como "Para versão de suporte longo". Você precisa mudar isso. Clique no texto para revelar um menu suspenso. A partir daqui, selecione a opção "Para qualquer nova versão" e clique no botão Fechar.

O aplicativo irá para "verificar se há atualizações", apenas confirme. Agora você está pronto para o lançamento oficial do Ubuntu 18.10, que deve acontecer nesta quinta-feira (18). Quando a nova versão do sistema operacional estiver disponível (que nem sempre chega ao mesmo tempo em que a ISO é disponibilizado para download), você poderá fazer o upgrade para o Ubuntu 18.10 usando a ferramenta Software Updater.

Sem comandos, sem complicações, apenas uma suave transição entre o Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 18.10.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários