Devs do Wine anunciam planos para integração do FAudio como reimplementação do XAudio2


Alguns dias atrás, o desenvolvedor Ethan Lee, responsável por mais de 40 ports de jogos para a plataforma Linux, juntou-se à CodeWeavers para trabalhar em melhorias para o Proton, da Valve, especialmente no que diz respeito da integração do FAudio, um projeto que visa ser uma reimplementação do XAudio2, presente no Windows.

O FAudio faz parte de um outro projeto, chamado FNA-XNA de Ethan Lee, criado como uma reimplementação das bibliotecas do Microsoft XNA Game Studio. A FNA e o FAudio já ajudaram os desenvolvedores de jogos a colocar seu código em mais plataformas e agora o FAudio está sendo implementado no Wine para permitir que mais jogos do Windows rodem no Linux.

Desenvolvido como uma biblioteca de tempo de execução do DirectX Audio, o FAudio também traz o X3DAudio e outros componentes importante, além de ser multiplataforma e depender apenas do SDL2, o que torna o projeto muito mais vantajoso em comparação com o atual código de suporte para o XAudio2 dentro do Wine, que faz uso do OpenAL Soft.

Então, para que o Proton não deixe o Wine para traz ao entregar um melhor suporte para jogos, Andrew Eikum, da CodeWeavers, iniciou discussões para a adição do FAudio no Wine. A ideia inicial é de incluir o código mais recente do repositório Git do FAudio na árvore de desenvolvimento Wine e de lá fazer uso dele em vez de confiar nos sub-módulos do Git, mudando o principal local de desenvolvimento do FAudio para o Wine, ou outras possibilidades. Contudo, o FNA/FAudio ainda poderá ser desenvolvido fora do Wine.

A discussão inicial pode ser conferida clicando aqui. Espera-se que não demore muito para que o FAudio seja implementado no Wine para melhorar a experiência de jogos do Windows no Linux, tanto quanto melhor suporte de áudio.


FONTE: Phoronix

Comentários