KDE Plasma permitirá que aplicativos GTK sejam dimensionados corretamente e muito mais


Em seu mais novo relatório, Nate Graham, membro da equipe de desenvolvedores do KDE, revelou mais detalhes sobre os recentes trabalhos que estão sendo feitos em torno do ambiente gráfico Plasma, além da coleção de bibliotecas Frameworks e da pilha Applications, que devem receber novidades nós próximos lançamentos para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

Entre os destaques, está a adição do suporte para as variáveis ​​de ambiente GDK_SCALE e GDK_DPI_SCALE usadas por aplicativos desenvolvidos para o GNOME/GTK, permitindo que esses apps possam ser corretamente dimensionados no KDE Plasma. O recurso com o Wayland já estava funcionando bem, mas ainda faltava ser adicionado no X11, que agora passa a suportar escalonamento por números inteiros.

Além disso, as opções de upgrade de versão da distribuição Linux estarão incluídas no widget Update Notifier do Discover, algo que só deve chegar com o próximo KDE Plasma 5.15. Por outro lado, com a chegada do Applications 18.12.0 e KDE Frameworks 5.52, o alternador de guias interno do editor de texto Kate mostrará os caminhos dos arquivos com nomes semelhantes e o painel "Places" passará a exibir um item de menu “Propriedades” para discos e volumes, permitindo que você visualize todas as informações esperadas.


O aplicativo de captura de screenshots da tela Spectacle também está recebendo um pouco mais de atenção. A ferramenta receberá a capacidade de numerar sequencialmente os arquivos de captura de tela e, caso o usuário não dê nome aos prints, o esquema de nomenclatura padrão será este exibido na imagem abaixo:


Os desenvolvedores do KDE também estão implementando diversas correções e preparando várias outras melhorias para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários com o ambiente gráfico. Para mais detalhes, não deixe de conferir a postagem de Nate Graham, clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários