Lançado o driver NVIDIA 410.66 com suporte para a GeForce RTX 2070


A NVIDIA lançou nesta terça-feira (16) uma nova versão do seu driver de vídeo para a plataforma Linux, a 410.66, que também chega como o primeiro lançamento estável da série 410.xx e vem com suporte para a GeForce RTX 2070, bem como para a RTX 2080/Ti, as novas placas da empresa anunciadas recentemente que são equipadas com GPUs com arquitetura Turing.

Além de habilitar o suporte para GPUs Turing, o driver NVIDIA 410.66 também possui suporte inicial ao ray tracing com a Vulkan no Linux, graças a adição das novas bibliotecas libnvidia-rtcore.so e libnvidia-cbl.so. A engine de ray tracing OptiX também é fornecida com a biblioteca libnvoptix.so.

Outras novidades incluem um indicador visual para a API gráfica que está sendo usada durante a execução de um jogo ou aplicativo, ou seja, se é OpenGL ou Vulkan, várias correções para RandR e suporte inicial à identificação do conector USB Type-C para a próxima geração de headsets VR.

No lado da Vulkan, além de trazer a extensão VK_NVX_raytracing, o driver também conta com suporte experimental para VK_EXT_global_priority, descarta o suporte para a VK_NV_glsl_shader e traz outras atualizações para a API. Contudo, infelizmente, o driver ainda não possui a extensão VK_EXT_transform_feedback, que é necessária para que o DXVK tenha suporte para o Stream Output do Direct3D 11.

Mais detalhe sobre o novo driver NVIDIA 410.66 podem ser encontrados no site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Phoronix

Comentários