Lançado o Elementary OS 5.0 ''Juno'' para tornar a experiência do desktop Linux mais agradável


Foi lançado hoje, 16 de outubro, o Elementary OS 5.0 "Juno" para tornar a experiência do desktop Linux mais agradável para competir com o macOS e Windows; uma verdadeira alternativa rápida, aberta e que respeita a privacidade dos usuários. A nova versão do sistema operacional está mais refinada e conta com "uma tonelada de atualizações e melhorias" para aprimorar ainda mais a produtividade para usuários novos e experientes.

O Elementary OS continua usando o Ubuntu como base, mas oferece seu próprio ambiente gráfico, o Pantheon, e com o lançamento da versão 5.0, os desenvolvedores se concentraram em aprimorar a experiência do usuário, melhorar a produtividade e elevar sua plataforma de desenvolvedor ao próximo nível.

Além de vários aplicativos atualizados, o sistema operacional também conta com o Code, uma IDE criada especialmente para desenvolvedores, mais aprimoramentos para os apps Music e Photos, janelas ajustáveis, um modo picture-in-picture para a área de trabalho e vários outros novos recursos.


Para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários com a área de trabalho, os desenvolvedores também implementaram novos recursos essenciais de produtividade, incluindo melhor gerenciamento de janelas, espaços de trabalho e interface do usuário, como o painel na parte superior da tela e o Dock na parte inferior.

Luz noturna

Outra novidade, é o recurso de luz noturna (Night Light) para reduzir a emissão de luz azul do monitor, o que pode ajudar a reduzir o cansaço ocular e a insônia após o uso do PC. Quando ativado e durante o tempo definido, um novo indicador de luz noturna aparece no painel, que pode ser usado para ajustar a temperatura da tela ou suspender a luz noturna até o dia seguinte. E como todos os indicadores, ele fornece uma maneira rápida de ir direto para a tela relevante em Configurações do sistema.


Melhor gerenciamento de janelas

Existem também aprimoramentos para tornar o ajuste de janelas lado a lado algo ainda mais fácil, um recursos que é bastante usado por usuários que possuem monitores maiores. Agora existe uma prévia azul de "feed-forward" que aparece para mostrar como um aplicativo será exibido ao movê-lo para a borda da tela. Sem falar que, ao juntar duas janelas lado a lado, agora é possível arrastar a borda compartilhada para ajustar a quantidade de espaço que cada uma ocupa.


Picture-in-Picture

A nova versão do sistema operacional também traz um novo modo Picture-in-Picture que facilita manter sempre em destaque miniaturas de janela enquanto trabalha em outra coisa. Para iniciar o recurso, basta usar o atalho de teclado Super (Windows) + F, selecionar a janela ou a área que você deseja focar, e uma pré-visualização Picture-in-Picture aparecerá no canto do seu monitor. Essa visualização é móvel, redimensionável e pode se mover com você pelos espaços de trabalho. Para fechar, basta clicar no "X" no canto superior esquerdo da janela.


O Elementary OS 5.0 "Juno" conta com vários outro aprimoramentos, incluindo melhor suporte para HiDPI, melhorias na tela de login e de bloqueio, a tela de gerenciamento de contas de usuários foi redesenhada, existem novas configurações para atalhos e as opções de Bluetooth foram reformuladas para simplificar a configuração de dispositivos. Claro, existem várias outras novidades, que você pode conferir no anúncio oficial, clicando aqui.

Download do Elementary OS 5.0 "Juno"

Você pode fazer download agora mesmo do Elementary OS 5.0 "Juno" através do site oficial do desenvolvedor. Lembre-se, você pode pagar o quanto quiser para contribuir com o projeto ou pode baixar a imagem ISO gratuitamente, apenas clicando no botão "Personalizar".


FONTE: Elementary OS/Medium

Comentários