Lançado o Fedora 29 com GNOME 3.30 e ZRAM para dispositivos ARM


Foi lançado na última terça-feira (30) o Fedora 29, uma grande atualização que chega seis meses após a versão anterior. A nova versão do sistema operacional também implementa o recurso de modularidade chamado "Fedora Modularity" introduzido recentemente em todos os sabores oficiais, incluindo Workstation, Server, Atomic Host, Spins, Labs, Cloud e ARM.

"Este lançamento é particularmente interessante porque é o primeiro a incluir o recurso Fedora Modularity em todas as nossas diferentes variantes. O Modularity nos permite enviar diferentes versões de pacotes na mesma base do Fedora. Isso significa que você não precisa mais tomar todas as suas decisões de atualização do sistema operacional com base em versões de pacotes individuais. Por exemplo, você pode escolher a versão 8 ou a versão 10 do Node.js, no Fedora 28 ou no Fedora 29", explica Matthew Miller, líder do projeto Fedora, no anúncio oficial.

Outra novidade interessante presente no Fedora 29 é a implementação do suporte para o ZRAM para a partição SWAP nas imagens ARMv7 e AArch64 (ARM64), que promete aumentar o desempenho e a confiabilidade do sistema operacional em computadores single-board (SBCs) como o amplamente utilizado Raspberry Pi.

Além das atualizações habituais dos principais componentes e a inclusão das mais recentes correções de segurança, o Fedora 29 também conta com o ambiente gráfico GNOME 3.30 para a edição Workstation e agora traz uma imagem Vagrant para a edição Fedora Scientific. Todos os sabores do sistema operacional fazem uso do Linux Kernel 4.18.

Você pode fazer download do Fedora 29 agora mesmo através do site oficial do desenvolvedor ou pode atualizar sua instalação atual do Fedora 28. Enquanto isso, o projeto Fedora continuará trabalhando no Fedora CoreOS como um substituto para o Fedora Core e o Fedora Atomic Host, bem como uma edição do Fedora IoT (para a Internet das Coisas) para o lançamento do Fedora 30.


FONTE: Softpedia

Comentários