Lançado o KDE Plasma 5.14, confira o que há de novo


Cerca de quatro meses após o lançamento do KDE Plasma 5.13, que chegou ao fim de vida no mês passado, o KDE Plasma 5.14 chega com muitos aprimoramentos para todos os fãs do ambiente gráfico. As novidades incluem um novo widget para a configuração de exibição, que promete facilitar a vida na hora de gerenciar a tela durante apresentações, recurso interno de teste de som no widget de volume de áudio e suporte para VPN com SSH no widget Rede.

A maneira como o usuário alternam entre seu monitor primário e um secundário é agora mais fácil no KDE Plasma 5.14, que finalmente traz suporte para a importação de arquivos criptografados existentes no Plasma Vault. Outros aprimoramentos incluem melhor compatibilidade com o LibreOffice para o gerenciador de tarefas, troca de usuário na tela de bloqueio para melhor segurança e usabilidade e um novo menu "Ferramentas" no aplicativo Monitor do Sistema com vários utilitários úteis.



O gerenciador de pacotes Plasma Discover finalmente recebeu suporte para atualizar o firmware do computador, juntamente com suporte para canais Snap e vários aprimoramentos na interface, o menu de aplicativos Kickoff foi melhorado, o tema Breeze para widgets recebeu várias melhorias no efeito de sombra, o Menu Global agora suporta aplicativos GTK+ e o Plasma agora avisa quando outros usuários estão logados caso você tente sair.


"Nos últimos três meses, adicionamos recursos e corrigimos bugs e agora o convidamos a instalar o Plasma 5.14. Muito trabalho foi feito para melhorar o Discover, o gerenciador de software do Plasma, e, entre outras coisas, adicionamos um recurso para a atualização de firmware e muitas melhorias sutis na interface do usuário para dar uma sensação mais suave", diz o anúncio oficial.

Melhorias no suporte ao Wayland e várias correções de bugs

O ambiente gráfico KDE Plasma 5.14 também adiciona outra camada de melhorias no suporte ao Wayland, corrigindo vários problemas presentes em versões anteriores, incluindo copiar/colar entre aplicativos GTK+ e Qt, alternadores de tarefa não centralizados, restrições de ponteiro, efeitos do KWin e também traz suporte para integrar mais aplicativos com a área de trabalho através de duas novas interfaces chamadas XdgShell e XdgOutput.

Além disso, o gerenciador e compositor de janelas KWin recebeu um novo efeito de escala e várias correções, incluindo planos de fundo borrados corrompidos atrás dos menus de contexto da área de trabalho e um problema que permite arrastar e soltar botões do gerenciador de tarefas nas janelas do aplicativo. O KDE Plasma 5.14 receberá um total de cinco atualizações de manutenção e chegará ao fim de vida em 1 de janeiro de 2019.


A primeira atualização de manutenção, o KDE Plasma 5.14.1, está programada para ser lançada na próxima semana, em 16 de outubro, e a segunda, o KDE Plasma 5.14.2, uma semana depois, em 23 de outubro. As próximas duas versões 5.14 .3 e 5.14.4, estão programados para lançamento no próximo mês, nos dias 6 e 27 de novembro, e o último, o KDE Plasma 5.14.5, está chegando no primeiro dia de 2019.


FONTE: Softpedia | KDE

Comentários