Lançado o Ubuntu MATE 18.10 com suporte para o mini laptop GPD Pocket 2


Juntamente com o recente lançamento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) e de seus outros sabores oficiais, está o Ubuntu MATE 18.10, que chega trazendo o mais novo ambiente gráfico MATE 1.20.3 e o Linux Kernel 4.18, além de aplicativos e componentes principais atualizados, melhor suporte para novos hardware e, pela primeira vez, imagens especialmente criadas para os mini laptops GPD Pocket e GPD Pocket 2.

De acordo com o líder do projeto, Martin Wimpress, o Ubuntu MATE 18.10 inclui alguns ajustes específicos de hardware e outras melhorias nos componentes principais, na tentativa de fazer com que o sistema operacional funcione com os mini laptops de imediato e sem nenhuma solução alternativa.

Estes incluem frame buffer e rotação da touchscreen, rotação interna da tela para o X.Org Server, suporte HiDPI para o gerenciador de exibição Slick Greeter, suporte Wi-Fi para o GPD Pocket original com o driver BRMC4356, resolução de fonte de console duplo (tty) e resolução de exibição dimensionada na sessão da área de trabalho para 1280x800 pixels.

Ubuntu MATE 18.10 rodando no GPD Pocket (esquerda) e no GPD Pocket 2 (direita).

"O Ubuntu MATE 18.10 é uma atualização modesta, porém estratégica, da nossa versão 18.04. Se você quiser correções de bugs e suporte a hardware aprimorado, o [Ubuntu MATE] 18.10 é para você. Para aqueles que preferem ficar no LTS, então tudo nesta versão 18.10 também é importante para a próxima versão 18.04.2", diz o anúncio oficial.

É possível fazer o download do Ubuntu MATE 18.10 diretamente do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. No próximo mês, é esperado que imagens para a instalação do sistema operacional também estejam disponíveis para o Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3.


FONTE: Softpedia

Comentários