Mais de 2.500 projetos no GitHub já são relacionados com a Vulkan


No início do ano, o GitHub tinha mais de 2 mil projetos que faziam referência a Vulkan, o que já mostra que muitos desenvolvedores estão interessados na API gráfica de baixo nível, bem como se familiarizando com aquela que é a alternativa multiplataforma para a Metal e DirectX 12, da Apple e Microsoft respectivamente. Agora, a plataforma de hospedagem de código-fonte já passou a casa dos 2.500 projetos relacionados com a Vulkan.

Alguns desses projetos que fazem referência a Vulkan ainda estão em seus estágios primitivos, porém, dos mais de 2.500 repositórios, existem muitos interessantes, desde o RenderDoc até incontáveis ​​iniciativas de engine de jogo, vários exemplos de código, a pilha de drivers de vídeo da AMD AMDVLK e inúmeras outras iniciativas inovadoras.

Em comparação, no GitHub há apenas 112 projetos mencionando o D3D12 (ou 46 para Direct3D 12) e o Direct3D 11 tem apenas 239. Já a API Metal, da Apple, exibe apenas 162 repositórios, enquanto que o OpenGL possui mais de 38 mil projetos fazendo referência.

Aqueles que desejam explorar a vibrante comunidade Vulkan no GitHub podem dar uma olhada em muitos projetos interessantes através desta busca no GitHub. Este é um momento muito especial para a Vulkan, especialmente com a importante versão 1.1.88 lançada recentemente, que conta com várias novas extensões.

Entre elas, está a VK_EXT_transform_feedback, uma extensão "não oficial" para ajudar projetos como o DXVK (que permite rodar o D3D10/11 sobre a Vulkan) ou VKD3D (Direct3D 12 sobre a Vulkan) a ter suporte para o recurso Stream Output do Direct3D. Isso é muito importante para ajudar a solucionar problemas com os gráficos de jogos do Windows, como The Witcher 3, rodando no Linux com, por exemplo, o Steam Play.


FONTE: Phoronix

Comentários