Mesa 18.3 deve contar com suporte para Transform Feedback com GPUs AMD


O próximo Mesa 18.3 deve suportar o recurso Transform Feedback com placas de vídeo da AMD. Isso é possível graças a adição da extensão VK_EXT_transform_feedback (que chegou recentemente com a Vulkan 1.1.88) no driver Vulkan "RADV". Essa solução funciona como uma opção "não oficial" para implementações como o DXVK e VKD3D para que possam fornecer a funcionalidade Stream-Out ao rodar o Direct3D sobre a Vulkan.

Esse suporte para Transform Feedback da Vulkan é semelhante à funcionalidade encontrada atualmente no OpenGL, portanto, também pode ajudar nos esforços de obter o OpenGL rodando sobre a Vulkan. O driver beta da NVIDIA para Linux já implementou o suporte para esta extensão e os patches para o RADV estavam disponíveis desde que a extensão foi anunciada, enquanto hoje (29) os desenvolvedores, finalmente, resolveram implementar no ramo principal do Mesa.

O momento é importante, pois agora essa funcionalidade estará no Mesa 18.3, que deve chegando a um de seus estágios finais de desenvolvimento, chamado "feature freeze", no próximo final de semana, com esperanças de se estabilizar até o final de novembro.

Então, quando estiver oficialmente lançado, você poderá usar o Steam Play e o DXVK com o driver RADV atualizado para conferir mais jogos do Windows rodando bem no Linux, como é o caso de The Witcher 3 e Final Fantasy XV. Para aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel, o driver Vulkan "ANV", infelizmente, ainda não adicionou o seu suporte ao Transform Feedback.


FONTE: Phoronix

Comentários