Participação de mercado do Linux na Steam tem um aumento em setembro, graças ao Steam Play


Segundo informações da pesquisa de hardware e software da Steam para o mês de setembro, houve um aumento na participação de mercado do Linux no mês passado, provavelmente graças ao anúncio da nova versão do Steam Play (e do Proton, que é baseado no Wine) no final de agosto. Com isso, o sistema do pinguim chega a 0,71%, um aumento de 0,12% em relação ao mês anterior.

O aumento de participação do Linux é, provavelmente, graças a um maior número de jogadores da Steam interessados em experimentar o Steam Play, lançado pela Valve para fazer com que mais jogos que antes eram apenas exclusivos do Windows possam rodar no Linux via Wine/Proton. A participação da plataforma Linux não tem sido tão alta desde julho do ano passado, quando atingiu 0,74%.

Embora o sistema do pinguim ainda esteja abaixo dos 1%, é um crescimento significativo, sem falar que, ao mesmo tempo, sem dúvida, o número total de clientes da Steam certamente também aumentou no ano passado. Enquanto isso, a participação do Windows caiu cerca de 0,14% (para 96,30%), continuando como líder absoluto, e o macOS teve um aumento de participação de cerca de 0,05% (para 2,92 %).

A maior incerteza agora é se as pessoas testando o Linux com o Steam Play permanecerão no sistema do pinguim. A boa notícia é que tem havido muita conversa positiva sobre isso ultimamente, especialmente com a Valve colocando o Linux de volta no radar.


FONTE: GamingOnLinux

Comentários