Próxima versão do VKD3D terá suporte para o MoltenVK e Geometry Shaders


Os desenvolvedores do Wine já estão preparando o próximo lançamento do VKD3D, que permite rodar aplicações e jogos desenvolvidos com o Direct3D 12 sobre a Vulkan usando o Wine. Entre os destaques da próxima versão 1.1 da implementação, está finalmente o suporte para o MoltenVK, que por sua vez permite executar a Vulkan sobre a API Metal no iOS e macOS.

O suporte para o MoltenVK é muito importante, pois permite que os usuários do macOS possam rodar títulos do D3D12 com o Wine graças a essa implementação, que mapeia a Vulkan para os drivers da API gráfica Metal, da Apple. Então, sim, vai do Direct3D 12, passando pela Vulkan até a API Metal, e só depois o processo é executado na GPU.

Além disso, o VKD3D 1.1 também contará com suporte para Geometry Shader (GS), que deve ser bastante útil para os games mais recentes, bem como suporte inicial para o método ID3D12Device::CreatePlacedResource do D3D12.

Esperamos que com projetos como este progredindo ao lado do DXVK, os jogos rodando no Wine ou Steam Play/Proton possam oferecer um desempenho ainda melhor. Nós vimos como o DXVK impulsionou as coisas de maneira bastante dramática, então talvez o VKD3D possa fazer algo similar em tempo para os games usando o DirectX 12.

Quem sabe, no futuro, projetos como esse possam, até mesmo, ajudar na criação de novos ports para o Linux, caso os desenvolvedores queiram uma forma mais rápida de trazer seus jogos usando o DX12 para o sistema do pinguim. O código fonte mais recente do VKD3D está sempre disponível no WineHQ Git.


FONTE: Phoronix | GamingOnLinux

Comentários