Site com informações sobre estatísticas de uso do Ubuntu é lançado pela Canonical


A Canonical finalmente lançou uma página oficial para compartilhar com todos informações sobre estatísticas de uso do Ubuntu coletadas pela ferramenta de relatórios presente no sistema operacional, mas que pode ser desabilitada de acordo com a preferência dos usuários. A empresa já havia  compartilhado alguns dados iniciais no início do ano, mas tivemos que esperar até agora para obter o conjunto completo por meio de um site bem mais sofisticado.

Vale ressaltar que todas as informações que compõem o relatório de estatísticas de uso do Ubuntu foram coletadas de dados de sistema não identificáveis ​​que os usuários que instalaram o Ubuntu 18.04 LTS explicitamente optaram por compartilhar. Por isso, a Canonical diz que “agradece a confiança” que deram a ela, e diz que “usará os resultados para concentrar os esforços de desenvolvimento no que mais importa para os usuários”.

Os dados são separados em três seções distintas: Relatório do usuário, Especificações do desktop e Configurações. Cada seção abrange uma série de perguntas. Estes são bem apresentados no site com gráficos coloridos, barras e outros elementos. É bom ver que o relatório está em um formato bem digerível!

De acordo com informações da Canonical, 66% dos usuários do Ubuntu optaram por compartilhar dados com a empresa, 98% de todas as instalações do Ubuntu 18.04 LTS foram de máquinas com arquitetura de 64 bits, 12% dos usuários escolheram a opção de instalação mínima e 91% optam por baixar e atualizar softwares enquanto instalam o Ubuntu.

Além disso, aprendemos que os usuários usam um processador de um ou dois núcleos e entre 1 e 4 GB de memória RAM. A resolução de tela mais comum é a 1920×1080. Para mais detalhes sobre as informações de uso do Ubuntu, não deixe de conferir o site da Canonical, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu

Comentários