O smartphone Librem 5 será lançado com o ambiente gráfico GNOME 3.32


O GNOME 3.32, que entrou recentemente em sua fase de desenvolvimento, será a próxima grande versão do popular ambiente gráfico para distribuições Linux, com lançamento previsto para 13 de março de 2019. De acordo com Adrien Plazas, desenvolvedor no projeto GNOME, está também será a versão que estará disponível no smartphone focado em segurança e privacidade Librem 5.

Em seu anúncio, Adrien Plazas convida os desenvolvedores de aplicativos GNOME e GTK+ a adaptar seus softwares para trabalhar tanto em sua distribuição Linux de desktop quanto que no smartphone baseado em Linux da Purism, que usará o sistema operacional PureOS (baseado no Debian).

"Estamos no início do cronograma de lançamento do GNOME 3.32 e o Librem 5 será lançado um pouco depois dele, então se você quiser que seus aplicativos funcionem bem no Librem 5, agora é o melhor momento: use libhandy 0.0.4 ou superior, use GTK+ 3.24.1 e superior e foque no GNOME 3.32", diz Adrien Plazas.

Librem 5 com o GNOME 3.32 chega em abril de 2019

A Purism anunciou no mês passado que precisa atrasar o lançamento inicial do seu smartphone para abril de 2019 devido a alguns problemas com hardware de última hora, mas agora parece que o atraso não foi uma má notícia, já que o ambiente gráfico GNOME 3.32 será lançado em meados de março, a tempo para o lançamento do aparelho.

Como a Purism disse há algum tempo, o Librem 5 usa um fork do GNOME Shell como interface gráfica, que foi adaptada para a tela de 5,5 polegadas do dispositivo. Mais detalhes você encontra na postagem completa no blog de Adrien Plazas.


FONTE: Softpedia

Comentários