Devs do Wine já começaram os preparativos para o lançamento da versão 4.0


Se você curte rodar jogos e programas do Windows no Linux, temos uma boa notícia para você: o fundador e desenvolvedor líder do Wine, Alexandre Julliard, definiu os planos de lançamento para a próxima versão estável do software, a 4.0, que deve contar com diversas melhorias e correções que foram implementadas durante todo o ano.

Caso tudo ocorra como o planejado, Alexandre Julliard deve iniciar o "congelamento do código" do Wine 4.0 em 7 de dezembro, o que de outra forma seria uma nova versão de desenvolvimento. Após o início desta fase, período em que não são mais adicionados novos recursos, mas apenas correções de bugs, haverá lançamentos de versões RC (Release Candidate) semanais da próxima versão estável do software para que um público maior possa testar e enviar feedback.

Este ano, os desenvolvedores conseguiram implementar no software o suporte para a Vulkan, implementaram várias mudanças para melhorar a execução de jogos, adicionaram renderização de fonte sub-pixel FreeType, o Wine Direct3D teve o contextos de núcleo do OpenGL padronizando, melhor preenchimento automático de shell, suporte a descompactação de textura DXTn, melhorias de depuração, suporte a HiDPI, suporte a CSMT do Direct3D por padrão, suporte a gamepad no driver HID, trabalho inicial em torno do suporte para o Direct3D 12 graças ao VKD3D e várias correções específicas para programas e games do Windows.

O Wine 4.0 deve ser um ótimo lançamento, especialmente para os jogadores. Espera-se que o Proton (do Steam Play) use como base essa nova versão do software (uma mudança que pode acontecer rapidamente após o lançamento) antes de passar para os lançamentos de desenvolvimento do Wine pós versão 4.0.

Graças ao Steam Play, da Valve, houve muito mais interesse nos últimos meses em torno do apoio financeiro para o Wine, bem como no lado do desenvolvimento. O Wine 4.0 deve ser oficialmente lançado no início de 2019.


FONTE: Phoronix

Comentários