Driver Vulkan open source da AMD ganha sua primeira versão com pacote para o Ubuntu 18.04 LTS


Desde que o driver Vulkan oficial da AMD, o "AMDVLK", teve seu código aberto, não houve "lançamentos", mas sim novos códigos semanais que são retirados do repositório de desenvolvimento interno. Agora, surpreendentemente na manhã da última segunda-feira (13), a empresa lançou oficialmente a versão 2018.4.1 do seu driver open source para Linux.

Talvez esta nova versão seja alinhada com os lançamentos mais recentes do driver Radeon Software, o que não deixaria de ser uma boa notícia para os interessados, especialmente aqueles que por algum motivo em particular não estão muito satisfeitos com o driver Vulkan criado pela comunidade RADV.

Isso também marca as primeiras versões binárias oficiais que estamos vendo do AMDVLK, embora apenas para o Ubuntu 18.04 LTS, já que geralmente os usuários que querem experimentar este driver tiveram que construí-lo a partir do código-fonte, a menos que você seja usuário do Arch Linux ou de outras distribuições Linux onde há pacotes de terceiros disponíveis.

Certamente será interessante ver como o AMDVLK evoluirá para 2019, considerando que a maioria dos usuários Linux continuam usando o RADV, que geralmente funciona bem e já faz parte do Mesa, além de estar disponível de um forma muito mais ampla, o que agiliza e facilita a instalação especialmente para aqueles que não querem ter que compilar um driver para usar a sua GPU.

O download do pacote do AMDVLK 2018.4.1 para instalação no Ubuntu 18.04 LTS pode ser feito diretamente do repositório oficial do driver no GitHub.


FONTE: Phoronix

Comentários