Endless OS agora deve usar o I/O scheduler BFQ para um desktop Linux mais responsivo


A equipe por traz do sistema operacional Endless OS decidiu que é hora de usar o BFQ (Budget Fair Queuing) como o I/O scheduler padrão ao invés do CFQ, uma vez que prioriza as cargas de trabalho interativas e deve proporcionar uma melhor experiência para seus usuários, especialmente quando os aplicativos podem ser atualizados em segundo plano.

Em testes pesados de I/O em segundo plano, foi descoberto que o tempo de inicialização da suíte de escritório LibreOffice passava de 16 segundos com CFQ para apenas três segundos ao usar o BFQ. Outros resultados também foram positivos para melhorar a interatividade e capacidade de resposta do sistema, particularmente durante processos pesados de I/O em background.

O Endless OS também foi ajustado para que a prioridade de I/O de threads ao fazer downloads, instalações ou upgrades de aplicativos Flatpak seja menor, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. O BFQ é particularmente benéfico para discos rígidos, mas também pode ser bem útil para SSDs mais lentos.

A maioria das distribuições Linux atualmente usa o I/O scheduler CFQ por padrão. Os desenvolvedores do BFQ já falaram em tetar implementá-lo como o padrão no kernel Linux, mas isso ainda não aconteceu na atual versão 4.20.

Mais informações sobre os testes com o BFQ no Endless OS podem ser encontrados no anúncio oficial.


FONTE: Phoronix

Comentários