Mir 1.1 contará com suporte experimental para aplicativos X11 e para o driver NVIDIA


A equipe por traz do compositor Wayland e servidor gráfico Mir, da Canonical, em breve lançará a versão 1.1 nos próximos dias e, entre os principais destaque, está o suporte experimental para aplicativos X11, graças ao uso da implementação XWayland, bem como o suporte ao driver de vídeo proprietário da NVIDIA.

O suporte experimental do X11 está sendo implementado pela equipe da UBports. Com isso, o projeto, que ainda trabalha no Ubuntu Touch, pode oferecer aplicativos X.Org rodando sobre o Mir similar ao que acontece com a maioria dos outros compositores do Wayland que também fazem uso do XWayland.

Já o suporte ao driver proprietário da NVIDIA é possível graças a implementação do EGLStreams no Mir, similar ao que foi necessário também para outros compositores do Wayland que desejam oferecer suporte ao driver de vídeo, mas ainda não há suporte para a alternativa GBM. Logo abaixo você confere um vídeo demonstrativo publicado pela equipe do Mir:



Para mais detalhes sobre o próximo Mir 1.1, não deixe de conferir esta publicação de Alan Griffiths, desenvolvedor líder do projeto. Alan também revelou que o porte do ambiente gráfico MATE para o Wayland através do MirAL está progredindo.


FONTE: Phoronix

Comentários