Necunos Mobile: um novo smartphone com o KDE Plasma Mobile


Se você é daqueles que ultimamente já pensaram na possibilidade de adquirir um smartphone open source e baseado no Linux, certamente já deve ter ouvido falar no Librem 5, da Purism, que será lançada em 2019. Mas agora uma nova opção parece estar entrando em cena. Trata-se do Necunos Mobile, que está sendo desenvolvido pela empresa finlandesa focada em segurança e privacidade Necuno Solutions em cooperação com o KDE.

A empresa descreve o aparelho como uma "plataforma de hardware verdadeiramente de código aberto" baseada em um SoC NXP i.MX6. Haverá firmware de código fechado sendo implementado no aparelho, mas é relatado que os "firmware blobs" não terão acesso à memória principal do sistema.

O uso do SoC i.MX6 torna-o mais lento do que o Librem 5, que está usando o i.MX8 de última geração. Mas, no lado positivo, isso deve fazer com que o dispositivo móvel chegue com um preço mais acessível, juntamente com o melhor suporte a kernel Linux atual.


As especificações do smartphone são o i.MX6 Quad com quatro núcleos Cortex-A9, gráficos Vivante usando a pilha de driver open source Etnaviv, tela touchscreen de 5,5 polegadas, corpo de alumínio e WiFi. Informações sobre a resolução de tela, armazenamento e RAM ainda não foram revelados. Quanto aos detalhes do software, é relatado apenas que será usado o Linux Kernel 4.14 LTS e rodará o KDE Plasma Mobile.

"É importante que os desenvolvedores dentro do ecossistema móvel sejam capazes de trabalhar com dispositivos abertos que sejam fáceis de modificar e ajustar, e que não sejam bloqueados pelos fornecedores para um sistema operacional específico. A Necuno Solutions está trabalhando em um desses dispositivos e, em última análise, ajudará a melhorar o Plasma Mobile devido à sua natureza aberta", diz Bhushan Shah, um dos principais desenvolvedores do KDE Plasma Mobile.

Infelizmente, ainda não há muitos detalhes sobre o hardware e software do smartphone, bem como o momento em que este dispositivo ARM quad-core de 32 bits pode ser lançado e o preço em que ele deverá custar. Mas o KDE anunciou recentemente sua colaboração no projeto em torno do KDE Plasma Mobile e a Necuno Solutions também publicou um comunicado de imprensa sobre a parceria.

Assim que saírem mais novidades sobre o Necunos Mobile, como mais detalhes sobre o seu hardware e software, bem como uma data de lançamento, manteremos você informado.


FONTE: Phoronix | KDE

Comentários