Segundo Mark Shuttleworth, o Ubuntu 18.04 LTS será suportado por 10 anos


Durante a conferência OpenStack Summit 2018, que aconteceu na semana passada em Berlim, Alemanha, no CityCube, durante os dias 13 a 15 de novembro, o fundador e CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, revelou que o sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) será suportado com atualizações de software e segurança por 10 anos, até abril de 2028.

"Também estou muito feliz em anunciar que o Ubuntu 18.04 terá suporte por 10 anos. Em parte por causa dos horizontes de tempo muito longos em alguns desses setores, serviços financeiros e telecomunicações, mas também na IoT [Internet das Coisas], onde estão sendo implantadas linhas de fabricação que estarão em produção por pelo menos uma década", disse Mark Shuttleworth.

O Ubuntu 18.04 é uma versão LTS (Long Term Support, ou seja, com suporte de longo prazo) que geralmente recebe cinco anos de suporte com atualizações de software e segurança, bem como novos lançamentos regulares na série. No entanto, o principal foco da Canonical em implementações na indústria fará com que o sistema operacional receba mais 5 anos de suporte além do inicialmente previsto.

O sistema operacional foi inicialmente lançado no início deste ano, em 26 de abril, e já recebeu seu primeiro lançamento com atualizações de manutenção, versão 18.04.1, que inclui as mais recentes correções de segurança e softwares atualizados, tudo disponível em uma imagem ISO para aqueles que desejam realizar novas instalações.

Vale ressaltar que os sabores oficiais do Ubuntu, como o Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu e Ubuntu MATE, não serão suportados por 10 anos, mas espera-se que apenas as edições Desktop e Server do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é que serão beneficiadas.


FONTE: Softpedia | Ubuntu Blog

Comentários