System76 anuncia seu novo desktop Thelio com opções trazendo também hardware AMD


A System76 finalmente revelou as especificações e o design de seus novo desktop, que a fabricante vêm provocando nas últimas semanas. O Thelio é o começo do que a empresa diz ser um computador "open source" e, diferente do que acontecia anteriormente, também estão disponíveis opções com processadores AMD Ryzen e placas de vídeos Radeon RX, não ficando limitado apenas a produtos da Intel e NVIDIA.

Levando em consideração que se trata de um pequeno fabricante de hardware, seus preços obviamente ainda não competem tão bem quanto OEM/ODMs de primeira linha ou se você montasse o(s) sistema(s) por conta própria. Mas espera-se que esses desktops sejam de qualidade semelhante (ou talvez melhor) a outros fabricantes de PCs de luxo.

Esses sistemas são fabricados nos Estados Unidos e começam com o valor de US$ 1.099 para uma CPU AMD Ryzen 5 2400G (com gráficos integrados Vega 11) com 8 GB de RAM e SSD NVMe de 250 GB. Também estão disponíveis modelos com processador Intel Core e opções de placas de vídeo com AMD Radeon RX (GPU Polaris com o driver de vídeo AMDGPU) ou NVIDIA GeForce RTX e TITAN V para o uso com o driver open source Nouveau, mas, obviamente, o recomendado é usar o driver proprietário para um melhor desempenho com GPUs NVIDIA.


A iniciativa da System76 de oferecer um hardware open source está ainda no começo, mas esperamos que a empresa possa influenciar mais fabricantes de hardware a fornecer, por exemplo, firmware de código aberto e outros componentes open source que possam ajudar no suporte do Linux a novos hardware. As pré-encomendas começam hoje e os desktops começarão a ser entregues aos compradores em dezembro. Mas detalhes no site oficial da System76.


FONTE: Phoronix

Comentários