Versão preview do driver Radeon Software for Linux 18.50 chega com trabalhos iniciais para GPUs Navi


Sem fazer muito alarde, a AMD lançou recentemente uma versão preview para testes públicos do seu próximo driver Radeon Software for Linux 18.50 (também conhecido como AMDGPU-PRO 18.50). Ainda não há muita informação sobre as novidades implementadas no driver de vídeo, mas já se sabe que a empresa vem trabalhando no suporte inicial para os seus gráficos Navi de próxima geração.

Disponível apenas em pacotes RPM destinados ao uso nos sistema operacional RHEL 7.6, o driver também conta com a opção de instalar os componentes "Open" (ou seja, de código aberto) apenas sobre a pilha proprietária. Se seguir essa rota, o usuário instalará os componentes open source do driver que são baseados no Mesa 18.2, além de fazer uso do back-end AMDGPU do compilador LLVM 7.0.


O que é interessante notar é que agora estamos vendo referências a "Navi" e "Navi 10 LITE" dentro do novo driver. Até o momento, a AMD não postou nenhuma correção específica de driver de código aberto para GPUs Navi, mas parece que a empresa está trabalhando no suporte para os seus gráficos de próxima geração no Linux e já possui um estágio interno para compilações do driver de vídeo.

Ainda existem mais informações sobre as GPUs Navi de 7nm para serem liberadas no próximo ano, mas ver essas referências de driver agora não é muito surpreendente, já que a adição do suporte para o novo hardware é um processo que leva meses para ser concluído. Espera-se que o suporte a drivers open source também seja implementado a tempo para o lançamento, algo que deve ser iniciado nos próximos meses, dado o longo processo de revisão e lançamento.

A versão final do Radeon Software for Linux 18.50 deve chegar em meados de dezembro. O driver é útil para workstation/HPC, mas a próxima pilha gráfica Mesa 18.3 já deve ser o suficiente para maioria dos jogadores Linux, seja para rodar jogos que fazem uso do OpenGL ou Vulkan.


FONTE: Phoronix | AMD

Comentários