AMD adiciona novos IDs das GPUs Vega 10 e Vega 20 ao seu driver para Linux


Embora estejamos ansiosos pela nova arquitetura Navi, da AMD, que deve chegar em meados de 2019, parece que a família Vega pode estar crescendo e recebendo novos lançamentos em breve. Depois de finalizar o suporte para a recém-lançada Radeon RX 590 no Linux, parece que a empresa pode ter incluído uma nova GPU Vega 20 no pipeline, bem como vários novos "Stock Keeping Unit" (Unidade de Controle de Estoque) relacionados com a Vega 10.

Acontece que, recentemente, a AMD publicou novos patches para o driver RadeonSI, disponível na pilha gráfica Mesa, bem como para os drivers do kernel AMDKFD e AMDGPU, que revelam alguns novos PCI IDs. Além dos cincos PCI IDs já existentes relacionados com a Vega 20, o novo ID 0x66A4 ID foi sendo adicionado.

Até agora, a AMD só anunciou as placas de computação Radeon Instinct MI50 e MI60 como sendo construídas a partir da GPU Vega 20, mas, até o momento, não foram anunciadas peças de consumo. Como acontece com a maioria das novas gerações de produtos, isso não significa necessariamente que a AMD lançará 5 ou 6 produtos Vega 20, mas às vezes os PCI IDs são reservados para hardware de pré-produção para, por exemplo, garantir a possibilidade de expandir a linha de produtos no futuro.

No lado da Vega 10, foram adicionados seis novos PCI IDs, sendo eles: 0x6869, 0x686A, 0x686B, 0x686D, 0x686E e 0x686F. Esses PCI IDs também não fazem parte do lote anterior de componentes da Vega 10 suportados pelos drivers do Linux. As únicas outras referências encontradas foram que uma recente atualização para o macOS Mojave também adicionou alguns desses novos IDs, sem falar que alguns deles acabaram de fazer parte das listagens de peças GFX9 do GPUOpen.

Os novos patches apenas adicionam esses novos PCI IDs sem outras alterações. Também parece que nenhuma outra alteração será necessária para quaisquer novos produtos, pois esses patches também serão implementados nos ramos estáveis do kernel Linux e do Mesa.

Vega II pode estar a caminho?

De acordo com informações do site Phoronix, parece que a AMD poderia anunciar a Vega II como novas GPUs Vega de 7nm em breve. Isso porque foi registrada recentemente a marca Vega II, que pode ser conferida via Justia.com e USPTO. O novo logotipo é uma revisão da logo original da arquitetura, mas com duas marcas que compõem o V.

É provável que esses novos PCI IDs possam fazer parte da Vega II e que a AMD possa anunciar as novas GPUs Vega no próximo mês, na CES 2019. Contudo, é importante ressaltar que ainda não houve nem um anúncio formal por parte da AMD.


FONTE: Phoronix[1] [2]

Comentários