AMDVLK: driver Vulkan open source da AMD agora conta com suporte para transform feedback


Os desenvolvedores da AMD implementaram novas melhorias no driver Vulkan open source da empresa, apenas duas semanas depois da última atualização. Entre as novidades recentemente adicionadas no AMDVLK, está o suporte a "transform feedback" da Vulkan. Isso é muito útil para os jogadores Linux que executam seus games com o Steam Play (Proton com o DXVK).

O suporte para transform feedback é necessário para que o DXVK (que mapeia o Direct3D para a Vulkan) possa lidar corretamente com a funcionalidade Stream-Out do Direct3D. O RADV, driver Vulkan para placas Radeon desenvolvido com a ajuda da comunidade, já habilitou o suporte inicial de transform feedback, mas parece que ainda há muito trabalho para se fazer.

Se você é um daqueles que possuem uma placa de vídeo Radeon RX Vega, certamente ficará feliz em saber que a nova atualização do driver também traz aprimoramentos de performance para as GPU Vega (GFX9), que pode render até 10% de ganho de desempenho. Isso é notável, já que o AMDVLK com hardware Vega já apresentava desempenho melhor do que o driver RADV.

Por último, mas não menos importante, também foram implementadas as extensões Vulkan VK_EXT_scalar_block_layout e VK_KHR_swapchain_mutable_format, há várias correções para multi-GPU e multi-monitor e existem correções e melhorias importantes para a biblioteca PAL (Platform Abstraction Library).

Para mais detalhes técnicos sobre o AMDVLK 2018.Q4.3, não deixe de conferir as notas de lançamento, clicando aqui. Você também vai encontrar o pacote DEB para instalar o driver no Ubuntu 16.04 LTS e 18.04 LTS.


FONTE: Phoronix

Comentários