Driver da AMD para Linux recebe suporte para outra GPU Vega M


Desde o início deste ano, o driver que lida com GPUs modernas da AMD no Linux, chamado AMDGPU, suporta a Vega M      o chip gráfico Radeon encontrado nos processadores Intel Kabylake-G e sob a marca Vega M GL e Vega M GH. Recentemente, foi adicionado no driver outro novo PCI ID, sugerindo que a Intel poderá lançar em breve uma nova CPU com gráficos Radeon Vega M onboard.

O novo PCI ID presente no AMDGPU é o 0x694F, ficando ao lado dos já existentes 0x694E e 0x694C. Mas não é só isso. Além do driver de kernel, o PCI ID também foi adicionado na biblioteca gráfica Mesa.

Não há outras alterações necessárias para suportar essa nova Vega M e os patches devem ser implementados na atual versão estável do kernel Linux e Mesa, então, a próxima GPU deve ser a mesma dos gráficos existentes no Kabylake-G, que são mais parecidas com as GPUs Polaris do que com a Vega.

O site Phoronix, muito conhecido pelos seus benchmarks envolvendo a plataforma Linux, até encontrou uma referência pública sobre o PCI ID 0x694F dentro da engine gráfica The Forge indicando este terceiro modelo Vega M como sendo "low" na comparação, com o 0x694E sendo nível "Medium" e 0x694C "High".

Como há poucas semanas até a CES em Las Vegas, é bem possível que a Intel anunciará um novo processador com Vega M no evento, dado o tempo desses patchs. Em 2019, a empresa também pretende anunciar os processadores Ice Lake, que prometem entregar gráficos integrados "Gen 11" muito melhorados.


FONTE: Phoronix
Comentários