Lançado o Linux Kernel 4.20 com suporte para as APUs AMD Picaso e Raven 2


Foi lançado no último domingo (23) o Linux Kernel 4.20, que chega trazendo diversas novidades especialmente para aqueles que precisam obter melhor suporte para novos periféricos e hardwares, como é o caso das próximas APUs AMD Picaso e Raven 2. Além disso, também foi implementado o suporte para as GPUs Vega 20 de 7nm para quando forem lançadas.

Há também melhorias no desempenho do GPUVM para o driver do kernel AMDGPU, aceleração VCN JPEG para APUs Raven Ridge em conjunto com o código de espaço do usuário da pilha gráfica Mesa 18.3, continuação do trabalho no suporte a gráficos Intel "Gen 11" dos processadores Icelake e o driver de DRM (Direct Rendering Manager) da Intel agora tem suporte para o PPGTT completo com hardware Haswell, Ivy Bridge e Valleyview.

Quem também recebeu um pouco mais de atenção foi o Nouveau, driver open source que lida com GPUs da NVIDIA, que agora tem suporte inicial ao HDMI 2.0, o SoC NVIDIA Xavier "Tegra194" possui suporte inicial para exibição, há melhorias no desempenho para o Qualcomm Adreno A6xx com o driver de DRM Freedreno MSM e o Virtual KMS (VKMS) conta com implementação inicial para cursor e GEM.

A nova versão do kernel também conta com suporte para os processadores chineses baseados na arquitetura AMD Zen "Hygon Dhyana", foi adicionado o trabalho inicial na ativação das próximas CPUs AMD Zen 2, há melhorias para KVM para CPUs AMD/Intel x86 e suporte ao SoC Qualcomm Snapdragon 835, juntamente com o HiSilicon Hi3670, muitos aprimoramentos para o NVIDIA Tegra e suporte ao ARM SBC para o Orange Pi Zero Plus2, Orange Pi One Plus, Pine64 LTS, Banana Pi M2+ H5, 64-bit Banana Pi M2+ H3, ASUS Tinker Board S, RockPro64, Rock960 e ROC-RK-3399-PC.

Por último, mas não menos importante, foi adicionado o suporte para o Intel 2.5G Ethernet através do novo driver "IGC". Espera-se que em 2019 poderemos encontrar o Ethernet 2.5G se tornando padrão para o novo hardware da Intel. Para os jogadores de plantão, há suporte também para o controle do Xbox One S, juntamente com a rolagem de alta resolução da Logitech e o novo driver do Apple Trackpad 2 estão entre os aprimoramentos de hardware de input.

Infelizmente, não foi implementado o código necessário para obter o suporte para o FreeSync/Adaptive-Sync/HDMI VRR, algo que só deve acontecer no próximo ciclo de desenvolvimento em 2019.


FONTE: Phoronix[1] Phoronix[2] | LKML
Comentários