Mesa 18.3 chega com melhorias para drivers Vulkan de GPUs da AMD e Intel


O Mesa 18.3 agora está oficialmente disponível como a atualização de recurso trimestral mais recente para essa pilha gráfica que reúne os mais variados drivers OpenGL e Vulkan para a plataforma Linux. Entre os destaques, está o suporte para as APUs Raven 2 e Picasso, bem como para as GPUs Vega 20. Além disso, ainda no lado da AMD, também está disponível o suporte para transform feedback.

Como já falamos diversas vezes, a funcionalidade transform feedback da Vulkan é importante pois permite suportar a funcionalidade Stream-Out do Direct3D, o que deve corrigir problemas de renderização em diversos jogos executados, por exemplo, com o Steam Play, incluindo The Witcher 3, Final Fantasy XV e outros games. Esta certamente é uma excelente notícia para os donos de placas de vídeo AMD.

No lado da Intel, está disponível o suporte para gráficos dos chips Whiskey Lake e Amber Lake, bem como suporte ao estilo PRIME para o driver Vulkan ANV, o que permitirá que a renderização Vulkan possa acontecer com uma GPU Intel enquanto o conteúdo é apresentado a uma tela conectada por meio de uma placa gráfica Radeon, por exemplo. Isso pode ser útil, por exemplo, para desenvolvedores de jogos testarem os gráficos Intel sem precisar alterar as conexões de exibição do monitor.

Os drivers menores, como o VC4 e Freedreno, também receberam melhorias no suporte ao OpenGL, bem como suporte ao perfil de compatibilidade do OpenGL 3.3 no driver VMware SVGA, extensões de dispositivos EGL para todos os drivers do Mesa e muitos outros aprimoramentos.

A lista de novas extensões Vulkan/OpenGL agora presentes no Mesa 18.3 pode ser encontrada no anúncio oficial. O Mesa 19.0, enquanto isso, é a nova versão atualmente em desenvolvimento para ser lançada no final de fevereiro ou março de 2019.


FONTE: Phoronix

Comentários