Microsoft anuncia o ''Project Mu'', implementação open source da UEFI alternativa ao TianoCore


A Microsoft anunciou recentemente o "Project Mu", uma implementação open source da UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) presente na sua linha de hardware Surface e na plataforma Hyper-V. O novo projeto chega como uma alternativa ao também de código aberto TianoCore que, de acordo com a empresa "não está optimizado para manutenção rápida através de múltiplas linhas de produtos".

"Passamos vários ciclos de produtos interagindo com o FaaS (Function as a Service) e agora publicamos o resultado como gratuito e de código aberto Project Mu! Esperamos que o ecossistema incorpore essas ideias e códigos, bem como nos forneça feedback contínuo para continuar as melhorias", diz a Microsoft em seu anúncio.

Os recursos oferecidos pelo Project Mu inclui o gerenciamento seguro de configurações de UEFI, inicialização de "alto desempenho", exemplos modernos de menu do BIOS, um teclado na tela, numerosos testes e ferramentas para analisar e otimizar a qualidade da UEFI, segurança aprimorada removendo código herdado desnecessário, uma prática conhecida como redução de superfície de ataque e uma estrutura de código e processo de desenvolvimento otimizado para Firmware como um serviço.



Mais detalhes sobre o novo projeto open source da Microsoft podem ser encontrados na documentação disponível no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Microsoft

Comentários