Suporte para o FreeSync chega ao Linux Kernel 4.1, juntamente com outras atualizações de DRM


Agora que a janela de mesclagem do próximo Linux Kernel 4.1 está oficialmente aberta, Linus Torvalds já começou a aceitar diversos pedidos de implementações e, entre elas, estão as atualizações para os drivers de DRM (Direct Rendering Manager) que, para esse ciclo de desenvolvimento, têm o tão aguardado suporte para FreeSync/Adaptive-Sync.

O suporte para FreeSync do lado da pilha gráfica Mesa e do espaço de usuário deve ser implementado em breve. Também no lado do AMDGPU está a adição do Adaptive Backlight Management (ABM), suporte para GPU reset com hardware Sea Islands e Volcanic Islands, o driver AMDKFD agora suporta as GPUs Polaris 12 e Vega 12, há melhorias de reinicialização para a GPU, atualizações para o PowerPlay e suporte a DMA-BUF para o AMDKFD.

No lado da Intel, foram adicionadas correções e melhorias para gráficos Gen11 dos processadores Icelake, como a habilitação do modo de vídeo DSI. Já o Nouveau, driver open source para placas NVIDIA, agora possui suporte inicial para GPUs Turing, o que já deve ser o suficiente para o usuário instalar o driver proprietário, e suporte para áudio via HDMI para os novos SoCs Tegra.

O Linux Kernel 4.1 possui uma variedade de outras atualizações de DRM. Fique ligado para o primeiro RC (Release Candidate), que deve chegar em breve.


FONTE: Phoronix

Comentários