Aproveite todo o poder do Ubuntu no Windows com o Multipass


O Multipass é um utilitário open source de linha de comando que facilita a criação, o gerenciamento e a manutenção de máquinas virtuais do Ubuntu para simplificar o desenvolvimento de aplicativos. Está disponível no Linux e macOS, da Apple, e a partir de hoje, também pode ser usado pelos usuários do Windows.

"Após o lançamento do [Multipass no] macOS, desta vez a equipe está muito feliz em anunciar outra plataforma em que o Multipass acelerará seu fluxo de trabalho, o Windows", disse Michał Sawicz, da Canonical, em seu anúncio. "Estamos ansiosos pelo seu feedback! O código open-source está disponível no GitHub e é aí que você pode enviar bugs ou solicitações de recursos também."

O utilitário está disponível para download no GitHub. Para instalá-lo no Windows, primeiro verifique se sua conexão de rede está marcada como Particular, execute o instalador e siga as instruções na tela. Após a instalação, você pode aproveitar todo o poder do Ubuntu executando o comando   multipass launch   no Prompt de Comando ou no PowerShell.

Depois de executar o comando acima para iniciar o Multipass, será feito o download automático da imagem mais recente do Ubuntu LTS, que será armazenada em cache para uso futuro. Para abrir um shell dentro da instância virtual e aproveitar todo o poder do Ubuntu, você deve executar o comando   multipass shell <instance-name>  .

Para usar o Multipass no seu computador Windows, você precisará executar o Windows 10 Update 1803 ou uma versão posterior. Além disso, observe que o utilitário só funciona com as edições Pro e Enterprise do sistema operacional da Microsoft, pois as edições do Windows 10 Home não são suportadas devido às limitações implementadas pela própria companhia de Redmond.


FONTE: Softpedia

Comentários